Mulheres dominam lista dos 20 Melhores Jovens Romancistas Britânicos 2013 da Granta

Para John Freeman, editor da revista Granta e presidente do júri desta edição, os 20 nomes escolhidos mostram que “o romance tem um futuro brilhante no Reino Unido”.

Foto
Zadie Smith que esteve na lista de 2003 volta a estar em 2013 Pedro Cunha

Pela primeira vez desde 1983 – data em que foi lançada – a lista dos Melhores Jovens Romancistas Britânicos com menos de 40 anos da revista Granta é composta maioritariamente por mulheres.

Zadie Smith e Adam Thirlwell que estiveram na lista dos Melhores Jovens Romancistas Britânicos da revista Granta em 2003, voltam a figurar, uma década depois na lista dos 20 Melhores Jovens Romancistas Britânicos 2013, divulgada hoje no British Council, em Londres.

Naomi Alderman, Tahmima Anam, Ned Beauman, Jenni Fagan, Adam Foulds, Xiaolu Guo, Sarah Hall (ver edição do PÚBLICO de 15 de Abril de 2013), Steven Hall, Joanna Kavenna, Benjamin Markovits, Nadifa Mohamed, Helen Oyeyemi, Ross Raisin, Sunjeev Sahota, Taiye Selasi, Kamila Shamsie (que é paquistanesa mas irá ter nacionalidade britânica nos próximos meses, segundo o jornal The Guardian), David Szalay e Evie Wyld são os outros escolhidos. Para John Freeman, editor da revista Granta e presidente do júri desta edição, os 20 nomes escolhidos mostram que “o romance tem um futuro brilhante no Reino Unido”.

O júri que era ainda composto por Ellah Allfrey (editora da Granta, que trabalhou na Random House), pelos escritores Romesh Gunesekera e A. L. Kennedy, pelos críticos literários Stuart Kelly e Gaby Wood e pela editora Sigrid Rausing, salientou o trabalho de linguagem dos autores e a forma como sabem contar histórias.  
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar