Morreu Valeri Zolotoukhine, nome célebre do teatro russo

A morte do actor é "uma perda irreparável" para a cultura russa, declarou Vladimir Putin

Foto
DR

Valeri Zolotoukhine, actor de teatro e cinema muito famoso na Rússia, morreu este sábado aos 72 anos, anunciou o mítico teatro da Taganka, em Moscovo, onde era uma das figuras talismã.

"O teatro da Taganka informa com pesar a morte de Valeri Zolotoukhine”, anuncia a instituição no seu site. De acordo com a agência Interfax, o artista, que dirigia o teatro desde 2011, morreu num hospital moscovita, onde dera entrada recentemente para tratamento de um tumor cerebral.

O presidente Vladimir Putin apresentou as suas condolências num telegrama enviado à família. "É uma perda irreparável para todos nós, para a cultura russa. Valeri Zolotoukhine era verdadeiramente um actor nato, um homem de talento com um charme, uma grandeza de espírito e uma generosidade artística incríveis”, sublinhou o chefe de Estado.

Nascido a 21 de Junho de 1941 numa pequena aldeia da região de Altaï, na Sibéria, Zolotoukhine integrou em 1964 o grupo de teatro da Taganka, que fora fundada pelo encenador Iouri Lioubimov e que se tornaria um símbolo da resistência à censura e à arbitrariedade do poder soviético.

Interpretou inúmeras personagens, por vezes ao lado do músico e actor Vladimir Vyssotski, em A Boa Alma de Setzuan, de Brecht, ou Um Herói do Nosso Tempo, de Lermontov. Vimo-lo também no cinema em filmes como Trofimov, Le maître de la taïga, Boumbarache, ou, mais recentemente, em Sol Enganador - O Êxodo, de Nikita Mikhalkov.

Em 2011, depois da saída de Iouri Lioubimov da Taganka, assumiu a direcção do teatro, bem como as funções de director artístico. O funeral de Valeri Zolotoukhine realiza-se terça-feira na sua aldeia natal em Altaï.

Sugerir correcção
Comentar