Morreu o autor do célebre “Ó tempo volta para trás”

Fadista António Mourão morreu aos 78 anos na Casa do Artista, em Lisboa, onde residia.

O fadista António Mourão, de 78 anos, morreu na madrugada deste sábado na Casa do Artista, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte da instituição.

O cantor, que deixou ordens expressas para que a sua morte fosse tratada com a máxima discrição, morreu na madrugada deste sábado, aos 78 anos, na Casa do Artista, em Lisboa, onde residia desde 22 de Fevereiro de 2005, referiu à Lusa fonte daquela entidade.

António Manuel Dias Pequerrucho, de nome artístico António Mourão, nasceu no Montijo a 5 de Junho de 1935 e morreu de causa não divulgada, conforme vontade expressa do cantor.

António Mourão estreou-se como profissional, em 1964, na casa de fados Parreirinha de Almada, e atingiu notoriedade um ano depois quando interpretou o tema “Ó tempo volta para trás”, na revista “E viva o velho”, no Teatro Maria Vitória, em Lisboa.

Com letra de Manuel Paião e música de Eduardo Damas, “Ó tempo volta para trás” tornou-se num dos temas de grande êxito da música ligeira.

“Não há fado sem verdade” (1989) foi o último trabalho gravado por António Mourão, após o qual o artista fez uma digressão pelo estrangeiro para cantar para as comunidades portuguesas, retirando-se pouco tempo depois da vida artística e do convívio social.

Uma das facetas menos conhecida de António Mourão é a de autor, tendo escrito algumas letras que interpretou, nomeadamente “Aquilo que canto é fado”, com música do maestro Ferrer Trindade.

O velório de António Mourão realiza-se às 12h45 de domingo e o funeral 45 minutos depois no cemitério de Quinta do Conde, concelho de Sesimbra, disse à agência Lusa fonte da Casa do Artista.


 

Sugerir correcção
Comentar