Morreu Gabriel García Márquez

O escritor colombiano morreu aos 87 anos esta quinta-feira em sua casa, onde se encontrava a convalescer.

Gabriel García Márquez na sua última aparição pública no dia seu aniversário
Fotogaleria
Gabriel García Márquez na sua última aparição pública no dia seu aniversário AFP
Fotogaleria
Coroa de flores no portão da casa de Gabriel Garcia Márquez em Aracataca, Colômbia REUTERS/ John Vizcaino
Fotogaleria
Homenagem a Gabriel Garcia Márquez em Aracataca REUTERS/ John Vizcaino
Fotogaleria
Capa do jornal espanhol El País, "Adeus, Maestro" AFP PHOTO/Luis ROBAYO

O escritor colombiano e prémio Nobel da Literatura Gabriel García Márquez morreu nesta quinta-feira na Cidade do México aos 87 anos, noticiou o .jornal El País. Estava na sua casa, com a mulher Mercedes e os seus dois filhos.

Foi na carretera de Acapulco, no México, em 1965, quando viajava num Opel branco, com a sua mulher Mercedes e os filhos Gonzalo e Rodrigo, que o escritor Gabriel García Márquez soube como poderia acabar “uma história que não o tinha deixado em paz durante os últimos 20 anos”, “uma história que começou a escrever quando tinha 19 anos, a que chamou La Casa, mas que estava incompleta e ele não sabia por onde a começar”. Tratava-se, é claro, do romance Cem Anos de Solidão (Dom Quixote), que conta a história da família Buendía que vive no imaginário Macondo.

Foi durante essa viagem, a caminho de uns dias de férias com a família nas praias de Acapulco, e enquanto conduzia, que à memória do escritor colombiano veio o momento em que o seu avô lhe mostrou pela primeira vez um bloco de gelo, Gabriel tocou-lhe com o dedo e achou que estava quente. E assim nasceu o início deste romance, um clássico mundial da língua castelhana: “Muchos años después, frente ao pelotón de fusilamiento, el coronel Aureliano Buendía hábia de recordar aquella tarde remota en que su padre lo llevó a conocer el hielo.”  

Esta obra foi traduzida em mais de 35 línguas e vendeu mais de 30 milhões de exemplares. A academia sueca quando lhe atribuiu o prémio Nobel em 1982 justificou-o por na sua obra "se aliarem o fantástico e o real na complexidade rica de um universo poético reflectindo a vida e os conflitos de um continente”. 

Gabriel García Márquez estudou em Bogotá, começou a sua carreira de jornalista, apaixonou-se à primeira vista por Mercedes Barcha e muitas vezes sobreviveu graças à ajuda dos amigos e colegas escritores enquanto escrevia. Vivia no México desde 1961 mas passava temporadas em Cartagena (na Colombia), em Barcelona (Espanha, onde fica amigo de Carlos Fuentes, Mario Vargas Llosa e Julio Cortázar ) e em Havana, Cuba.Há anos que as suas aparições públicas eram raras e não costumava fazer declarações à imprensa.

Conta-se que Gabo (como lhe chamavam) foi surpreendido, em 1982, por um telefonema da Academia Sueca a comunicar-lhe que lhe tinha sido atribuído o Prémio Nobel da Literatura. Estava a dormir, atendeu o telefone e achou que era uma brincadeira.

Esta quinta-feira o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, escreveu na sua conta de Twitter : "Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos! Solidariedade e condolências a Gabo e família". E acrescentou: "Os gigantes nunca morrem."

O primeiro a dar a notícia foi o jornalista da cadeia mexicana Televisa, Joaquin Lopez-Doriga, que também o anunciou na sua conta no Twitter.


Realismo Mágico
A editora Cecília Andrade, da D. Quixote (onde a sua obra está publicada em Portugal) sentiu esta perda como uma “Crónica de uma morte anunciada”, disse à agência Lusa parafraseando um dos muitos títulos do autor colombiano.

Lembrou também que o escritor “fez escola e muitos escritores seguem-lhe o estilo desde esse fabuloso romance que é Cem anos de solidão. Uma escola, a do realismo mágico, que não se restringe à América Latina ou ao universo da Língua Espanhola, e que tem seguidores em todo o mundo, incluindo Portugal”.

As Publicações D. Quixote começaram a publicar os títulos de Gabriel García Márquez na década de 1980, e a sua obra está actualmente “toda disponível”, confirmou a editora à Lusa. O autor de Amor em tempos de cólera não publicava desde 2010 quando foi dado à estampa Yo no vengo a decir un discurso (a frase com que costumava começar as suas conferências). Em 2012, o seu irmão Jaime García Márquez divulgou que lhe tinha sido diagnosticada uma demência e que por ter perdido a memória não voltaria a escrever.

 Memória das minhas putas tristes, editado em 2004, é o último livro de ficção que publicou. O romance sucedeu a Do Amor e outros demónios, publicado dez anos antes. Amor em tempos do cólera, Crónica de uma morte anunciada, O general no seu labirinto e Ninguém escreve ao coronel são outros títulos emblemáticos do escritor.  Há também a autobiografía, Viver Para Contá-la (D. Quixote), de 2002.   

O que o escritor e coordenador do Plano Nacional de Leitura (PNL), Fernando Pinto do Amaral, destaca na obra do escritor colombiano é a “grande aliança" entre memória e imaginação. “Era um homem cuja obra reflecte muito aquilo que é. Foi beber imenso às memórias da sua família e da sua cultura, que foram as suas fontes de inspiração. Conseguiu uma grande aliança entre memória e imaginação”, disse à Lusa aconselhando a leitura de O Amor em Tempos de Cólera. Duas das suas obras são recomendadas para o Ensino Secundário pelo PNL: Cem anos de solidão e Os Funerais da Mamã Grande.“Destaco sobretudo a obra de Gabriel García Márquez. O escritor morreu, mas a obra fica”, sublinhou.

O escritor peruano Mario Vargas Llosa, prémio Nobel da Literatura de 2010, soube da notícia na cidade andina de Ayacucho, onde estava com a família, refere o Canal N de televisão, citado pela agência Efe. "Morreu um grande escritor cujas obras deram grande difusão e prestígio à literatura da nossa língua", declarou Vargas Llosa, com sinais de evidente incómodo com a notícia. O autor peruano acrescentou que as obras de García Márquez "sobreviver-lhe-ão e continuarão a ganhar leitores em todos os lugares". "Envio as minhas condolências à família", disse ainda Vargas Llosa, que foi grande amigo de García Márquez até a meio das carreiras dos dois escritores. No entanto, um diferendo, nunca explicado pelos escritores, provocou um afastamento entre eles.

Na passada segunda-feira, a mulher e os filhos do escritor colombiano emitiram um comunicado, no qual afirmavam que o estado de saúde do Nobel era “muito frágil”, havendo “risco de complicações”. Gabriel García Márquez regressara a casa no início do mês, depois de uma hospitalização que durou uma semana, por uma infecção pulmonar. Segundo a AFP, citando o diário El Universal, o cancro linfático de que o escritor tinha sido vítima há 15 anos reapareceu e já tinha metástases nos pulmões, gânglios e fígado.

Sugerir correcção
Comentar