Morreu Dona Canô, mãe de Caetano Veloso e Maria Bethânia

Matriarca da família Veloso era "um exemplo do Brasil batalhador". Morreu aos 105 anos, neste dia de Natal.

Foto
Maria Bethânia e a mãe num vídeo musical DR

As canções em que ela aparece na voz de um dos seus filhos, Caetano Veloso e Maria Bethânia, vão ficar para sempre na história da música popular brasileira. Muito provavelmente Dona Canô, que morreu esta terça-feira aos 105 anos, sabia disso.

Estava em sua casa, em Santo Amaro da Purificação, na Baía, depois de ter recebido alta hospitalar na sexta-feira. Estivera internada devido a uma isquemia transitória, com sintomas semelhantes ao de um Acidente Vascular Cerebral, explica hoje o diário Folha de S. Paulo.

Foi nesta mesma casa, a 70 quilómetros de Salvador, que no dia do seu último aniversário (16 de Setembro) disse ao jornal brasileiro não ter medo da morte: “Acredito em Deus e sempre vivi com a minha família, com pessoas do meu lado, com a casa cheia. Acho que esse é o segredo [da longevidade].”

O número 179 da Avenida Viana Bandeira, a casa de Claudionor Vianna Telles Velloso, o nome de casada de Dona Canô, é ponto de paragem obrigatória na rota turística da cidade baiana, explica a imprensa brasileira, que a refere como figura de grande influência junto de empresários e políticos do Estado, e até de Lula da Silva, o ex-Presidente.

Mas a matriarca da família Velloso, que casou com José Teles Velloso em 1930, relativizou sempre essa importância: “Se hoje me reconhecem é por causa dos meus filhos”, disse ao jornal Folha de São Paulo, em 2000. Caetano e Bethânia são dois dos oito filhos.

A família, que passou com ela as últimas horas, ainda não revelou detalhes sobre as cerimónias fúnebres, que deverão levar centenas de pessoas a Santo Amaro da Purificação, já que Dona Canô se tornou, como escrevia esta terça-feira O Globo, “um exemplo do Brasil batalhador”.  



Sugerir correcção
Comentar