A ministra da Cultura do Brasil, Marta Suplicy, estará em Lisboa na próxima sexta-feira para inaugurar o Espaço Brasil, que abre ao público na Lx Factory, em Alcântara, e pretende ser o centro cultural do Brasil contemporâneo em Lisboa. Além da inauguração da exposição O Brasil na Arte Popular: Acervo do Museu Casa do Pontal está marcado para o dia um concerto da fadista Mariza e o espectáculo O Baile do Simonal, de Wilson Simoninha (filho do famoso cantor Wilson Simonal) e de Max de Castro.
Até 10 de Junho de 2013 estão previstos neste espaço, que faz parte do programa do Ano do Brasil em Portugal, concertos, exposições, palestras e workshops. “Há um desconhecimento muito grande por parte dos brasileiros, em todas as áreas, do Portugal contemporâneo. Por outro lado, a nossa grande diversidade musical também não ecoa em terras lusitanas. Ou seja, há vários exemplos de um Portugal novo, diferente das ‘caravelas do nosso imaginário’. E também precisamos levar para o outro lado do oceano o Brasil que não é só o das novelas”, afirma Antonio Grassi, o comissário-geral do Ano do Brasil em Portugal e Presidente da Funarte, no comunicado de imprensa.
A Roda de Choro de Lisboa, uma formação de músicos portugueses, franceses e brasileiros passará a actuar no Espaço Brasil todas as quintas-feiras, interpretando música de Pixinguinha, Jacob do Bandolim e Waldyr Azevedo. No sábado, 17, e no domingo, 18 de Novembro, O Baile do Simonal volta ao palco do Espaço Brasil. Até ao final de Dezembro, haverá espectáculos de Moraes Moreira e Davi Moraes com Acabou Chorare (23 e 24 de Novembro); Banda Black Rio (30 de Novembro e 1 de Dezembro), Fernando Caruso & Amigos (7, 8 e 9 de Dezembro), André Abujamra (14 e 15 Dezembro) e Chico César (21 e 22 Dezembro).
O Espaço Brasil abre com uma sala de espectáculos, galeria, bares, terraço e no futuro terá ainda um cineclube. Está aberto ao público de quinta-feira a domingo, das 14h às 19h a entrada é gratuita - a partir das 20h, a entrada passa a ser paga para se assistir aos espectáculos.

Comentários