A lista de finalistas inclui os vencedores do prémio Camões de 2010 e 2011, o brasileiro Ferreira Gullar e o português Manuel António Pina (1943-2012), respectivamente, com os livros Em Alguma Parte Alguma(Ulisseia) e Como se desenha uma casa (Assírio e Alvim).
São ainda finalistas A Terceira Miséria , de Hélia Correia (Relógio D’ Água); As Raízes Diferentes, de Fernando Guimarães (Relógio d'Água); Caminharei Pelo Vale da Sombra, de José Agostinho Baptista (Assírio & Alvim); De Amore, de Armando Silva Carvalho (Assírio & Alvim); Lendas da Índia, de Luís Filipe Castro Mendes (Dom Quixote) e Negócios em Ítaca, de Bernardo Pinto de Almeida (Relógio D’Água).
Os oito foram escolhidos entre os 75 livros de poesia recebidos para o concurso a que podiam concorrer livros escritos por autores de língua portuguesa, castelhana e hispânica e editados em Portugal entre Julho de 2010 e Junho de 2012.
O júri desta edição do prémio, constituído por Almeida Faria, Carlos Vaz Marques, Helena Vasconcelos, José Mário Silva e Patrícia Reis, reunirá no dia 20 de Fevereiro para decidir o vencedor. O anúncio dos premiados realizar-se-á no dia 21 de Fevereiro, na sessão de abertura da 14ª edição do Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim.

Comentar