O ciclo de cinema organizado pela Cinemateca Francesa, em Paris, em homenagem ao realizador português Manoel de Oliveira, levou às salas da instituição, mais de cinco mil espectadores, disse à Lusa a organização.
“Acolhemos 5586 espectadores, o que se traduz numa média de 92 espectadores por sessão”, avançou a Cinemateca Francesa, antes de apurados os números do fim-de-semana.
A homenagem ao centenário realizador português arrancou no dia 6 de Setembro e encerra esta segunda-feira, em Paris. “O sapato de cetim”, que o realizador rodou em 1985, encerrou o ciclo de projecções na Cinemateca, no domingo.
A iniciativa levou às salas da instituição francesa uma retrospectiva da obra de Oliveira, organizada por Mathias Lavin, especialista em estudos cinematográficos e autor de estudos sobre o cineasta português, realizador que considera “o patriarca do cinema”.
Da programação constaram filmes como “Aniki Bobó”, “Porto da minha infância”, “Divina Comédia”, “Benilde ou a virgem mãe”, “Os Canibais”, “Non, ou a vã glória de mandar”, “Inquietude”, “O estranho caso de Angélica” e curtas-metragens.
Na Cinemateca Francesa foi igualmente exibido “O Gebo e a sombra”, o novo filme dirigido por Oliveira, que se encontra em exibição nas salas portuguesas.

Comentários