Mais de 350 fotografias do arquivo de Frida Kahlo vão ser restauradas

O projecto é financiado pelo Bank of America Merrill Lynch.

Foto
Frida tornou-se um ícone e foram até feitas bonecas iguais a ela AFP PHOTO/ Susana Gonzalez

O arquivo dos artistas mexicanos Frida Kahlo e Diego Rivera tem cerca de 6500 fotografias.

Destas, 369 começaram a ser restauradas, num projecto que deverá estar concluído no final do ano e que é financiado pelo Bank of America Merril Lynch, noticiou a revista The Art Newspaper.

Kahlo e Rivera fotografavam muito, e reuniram um arquivo de imagens que inclui não apenas as que eram tiradas por eles mas as de amigos e figuras conhecidas do mundo da arte do século XX como Man Ray ou Henri Cartier-Bresson. Há também muitas imagens de Guillermo, pai de Frida e um conhecido fotógrafo na década de 30 do século passado.

“Estas fotografias oferecem-nos um importante testemunho histórico da vida de Frida e de Diego. Permitem-nos compreender muitos aspectos da personalidade de Frida, a sua vida familiar, a sua relação com Diego e com os amigos, a sua visão política, social e sexual, a sua peculiar forma de vestir e de se pentear, a sua doença e as muitas operações que fez às costas, a frustração por não ter filhos e a sua intensa vida social”, afirma, citada pelo The Art Newspaper, Hilda Trujillo, directora do museu La Casa Azul, a antiga casa de Frida, transformada em museu em 1958.

As imagens cobrem um largo período, que vai desde 1880 (Frida nasceu em 1907 e morreu em 1954) e se estende por 70 anos. Há fotos de tudo, desde momentos de férias do casal de artistas até objectos que os inspiraram nos respectivos trabalhos.

O Bank of America Merrill Lynch já tinha, em 2012, apoiado a conservação de quatro desenhos preparatórios de Diego Rivera (1886-1957), incluindo, conta o The Art Newspaper, um da obra Man at the Crossroads, que Rivera fez para o Rockefeller Center, em Nova Iorque, mas que foi tapado por ordem de Nelson Rockefeller que não gostou do facto de incluir uma imagem de Lenine.

O restauro das 369 fotografias é um dos 25 projectos seleccionados pelo banco no âmbito do seu programa de conservação de arte – uma iniciativa que começou em 2010 e que já apoiou 58 projectos em 26 países. 

Sugerir correcção
Comentar