Madonna foi a rainha dos palcos em 2012. A cantora deixou para trás nomes como Bruce Springsteen ao arrecadar 228 milhões de dólares (cerca de 173 milhões de euros) com a digressão de apresentação do último álbum, M.D.N.A.
Os números são da Billboard, que escreve que foram mais de 1,6 milhões os fãs que pagaram para ver um dos concertos que Madonna levou a 65 cidades de todo o mundo. Por cá, Madonna actuou no Estádio Cidade de Coimbra a 24 de Junho.
Este foi o regresso de Madonna, depois de ter passado por Portugal em 2004 no Pavilhão Atlântico e em 2008 no Parque da Pela Vista, ambos em Lisboa. Pela primeira, a cantora actuou em Coimbra naquele que já foi palco dos concertos de U2 e Rolling Stones.
A digressão mundial da diva da pop começou no dia 29 de Maio em Telavive, Israel, e prolonga-se até inícios de 2013, naquela que é a maior digressão de sempre da cantora e que a leva a cidades onde nunca actuou antes, como foi o caso de Coimbra.
No segundo lugar da lista das digressões mais lucrativas surge então Bruce Springsteen, que também este ano passou por Portugal com um concerto no Rock in Rio, em Lisboa. O norte-americano amealhou em 2012 198 milhões de dólares (aproximadamente 150 milhões de euros).
Roger Waters é o terceiro da lista com 186,5 milhões de dólares (141 milhões de euros), seguido do espectáculo do Cirque du Soleil de homenagem a Michael Jackson, Jackson The Immortal World Tour, que chega a Portugal em 2013, e que juntou este ano 147,3 milhões de dólares (111,5 milhões de euros).
Os Coldplay, a Lady Gaga, a dupla Kenny Chesney e Tim McGraw, Van Halen, Jaz-Z com Kanye West e Andre Rieu compõe o top dez das digressões mais lucrativas.

Comentar