Luiz Ruffato e Adriana Calcanhotto no Festival Literário da Madeira

Gonçalo M. Tavares confirmou presença no evento marcado para 17 a 23 de Março no Funchal

Foto
Adriana Calcanhotto será a directora do PÚBLICO na sua edição de aniversário Joana Bourgard

O escritor Luiz Ruffato e a cantora e compositora Adriana Calcanhotto participarão na quarta edição do Festival Literário da Madeira, a realizar no Funchal, entre 17 e 23 de Março.

Além dos brasileiros está também confirmada a presença do escritor português Gonçalo M. Tavares, que recentemente apresentou Atlas do Corpo e da Imaginação, um calidoscópio que navega entre o ensaio, a fotografia, a poesia e a ficção.

Luiz Ruffato é autor de duas obras de contos Histórias de Remorsos e Rancores, de 1998, e Os Sobreviventes, de 2000. Em 2001 lançou o romance Eles Eram Muitos Cavalos, premiado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pela Fundação Biblioteca Nacional. Versátil, Ruffato lançou também um livro de poesia, As Máscaras Singulares, em 2002, e nesse mesmo ano publicou Os Ases de Cataguases, o seu primeiro ensaio. Publicou a série Inferno Provisório, em que está integrado O livro das impossibilidades, com que conquistou também o prémio concedido pela APCA à melhor ficção de 2005, e, mais recentemente, De mim já nem se lembra, (2007) e Domingos Sem Deus (2011).

A cantora e compositora Adriana Calcanhotto – que será a directora do PÚBLICO na sua edição de aniversário –apresentará o espectáculo Olhos de Onda no Centro de Congressos do Funchal, no âmbito da digressão que fará a Portugal em Março.

Nas suas composições estão presentes diferentes estilos, ganhando destaque as regravações de antigos sucessos da música popular brasileira, mais conhecida como MPB, e o álbum “Adriana Partimpim” lançado em 2004, com que a cantora foi nomeada para o prémio Grammy latino de melhor álbum infantil.

O programa do Festival Literário da Madeira, ainda não divulgado, prevê debates, conferências e espectáculos com especial atenção para as crianças, às quais serão dedicadas iniciativas de promoção da leitura. O sociólogo polaco e Prémio Príncipe de Astúrias, Zygmunt Bauman, a escritora americana Naomi Wolf, o escritor galego Carlos Quiroga e a cubana Gina Picart, foram alguns dos mais de 40 escritores e intelectuais que passaram pela última edição do Festival Literário da Madeira, promovido pela editora Nova Delphi.

Sugerir correcção
Comentar