Lisboa em Si: os sons da cidade vão ser uma orquestra

A 21 de Junho, às 22h, o Lisboa em Si invade a zona ribeirinha da capital para marcar o solstício de Verão.

i-video
Lisboa em Si: os sons de Lisboa vão ser uma orquestra Vera Moutinho

É um concerto inédito em que Lisboa é a protagonista. Durante sete minutos, 100 músicos vão tocar sons da cidade: apitos de barcos, de viaturas de bombeiros, de comboios, sinos de igrejas e de campainhas de eléctricos.

A 1 de Novembro de 1755, o terramoto que fez tremer a cidade de Lisboa durou exactamente sete minutos. A destruição provocada pelo sismo mudaria para sempre a capital. No “quartel-general” que é por estes dias a casa no Cais do Sodré de Pedro Castanheira, director artístico do projecto Lisboa em Si, também se sonha em mudar a cidade.

Há cerca de dois anos, Pedro começou a ouvir a harmonia que os sons do quotidiano da cidade de Lisboa produziam. Os apitos dos cacilheiros, os sinos das igrejas, as campainhas dos eléctricos. Em conversa com os amigos, decidiu lançar-se num desafio ambicioso e inédito: escrever e tocar uma composição musical, original e em directo, recorrendo apenas a esses sons. "A ideia é utilizar sons característicos de Lisboa, sem induzir alterações. E que sejam sons tradicionais”, explica Pedro Castanheira. Em homenagem às sete colinas de Lisboa, o concerto teria apenas sete minutos. Depois Pedro descobriu o “sete” do terramoto e o número tornava-se quase um amuleto.

Grande parte do financiamento chegou das mãos da Câmara Municipal de Lisboa – uma verba de 85 mil euros no total – e uma larga fatia foi direccionada para criar um software que juntasse todas as fontes sonoras envolvidas no concerto. Depois de testes acústicos e gravações de apitos, campainhas e sinos, os sons foram compilados num programa informático e num teclado no qual Pedro Castanheira compôs a música. Sons de mais de 20 embarcações, 19 igrejas, dois eléctricos, quatro carros de bombeiros e dois comboios. Para garantir a coordenação entre a centena de músicos, os tempos serão dados via rádio.

Às 22h do dia 21 de Junho, assinalando o solstício de Verão, a “orquestra” vai tocar em toda a zona ribeirinha da cidade de Lisboa, balizado a este pela Igreja de Santo Estêvão, a oeste pela Igreja de Santa Catarina e a norte pelo Miradouro de S. Pedro de Alcântara. Foram identificados sete pontos de escuta, locais de referência onde a harmonia entre os sons será mais perceptível: Miradouro de Santa Catarina, Praça Camões, Miradouro de S. Pedro de Alcântara, Miradouro da Graça, Castelo de S. Jorge, Miradouro de Santa Luzia e Praça do Comércio.

Mas Pedro Castanheira quer que aqueles sete minutos sejam escutados muito mais longe: “O grande desafio é calar a cidade. Os carros, os bailaricos. Pedimos às pessoas que com o seu silêncio sejam parte activa na partitura. Porque normalmente estão a fazer barulho. E se estiverem em silêncio durante sete minutos é como se estivessem a tocar, naquele momento estão a tocar pausas”, explica. Para concretizar o Lisboa em Si, Pedro e a equipa contam com mais de 300 voluntários. “É um evento cívico e político”, diz Pedro. “Uma política centrada no sonho. E os portugueses têm na sua história muitos exemplos de conseguirem dar vida a esses sonhos. Este é apenas mais um." 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar