Lincoln e A Vida de Pi lideram nomeações para os Óscares

Do rol de nomeações destaca-se então Lincoln, de Steven Spielberg, com 12 nomeações, seguido de A Vida de Pi, de Ang Lee, com onze nomeações

Fotogaleria
Da esquerda para a direita, os actores Daniel Day-Lewis, Bradley Cooper, Hugh Jackman, Joaquin Phoenix e Denzel Washington. As actrizes Naomi Watts, Jessica Chastain, Jennifer Lawrence, Sally Field e Amy Adams AFP e Reuters
Fotogaleria
Fotogaleria
Ben Affleck em "Argo"
Fotogaleria
A actriz Jessica Chastain em "00h30: A Hora Negra"
Fotogaleria
"As Bestas do Sul Selvagem"
Fotogaleria
"A Vida de Pi"
Fotogaleria
"Guia Para Um Final Feliz"

Expectativas confirmadas, surpresas e ausências: nos 85.ºs Óscares há um favorito, Lincoln, seguido de perto em número de nomeações por A Vida de Pi, há uma comédia vencedora em Sundance que ganhou força nas últimas semanas, Guia para um Final Feliz, e a adaptação do musical Os Miseráveis. Mas na lista de nomeados para melhor realizador não há Kathryn Bigelow por 00:30 A Hora Negra , mas há a surpresa As Bestas do Sul Selvagem, de Behn Zeitlin.

Os nomeados para a 85.ª edição dos Óscares foram conhecidos esta quinta-feira numa transmissão em directo de Beverly Hills conduzida pela actriz Emma Stone e pelo apresentador da cerimónia de entrega dos prémios da Academia das Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, Seth MacFarlane. Do rol de nomeações destaca-se então Lincoln, de Steven Spielberg, com 12 nomeações, seguido de A Vida de Pi, de Ang Lee, com onze nomeações. Guia para um Final Feliz e Os Miseráveis somam oito nomeações cada um, seguidos do nomeado para melhor filme estrangeiro, para melhor filme e melhor realizador Amor, de Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2012. Os restantes nomeados para melhor filme estrangeiro são Kon-Tiki (Noruega), No (Chile), A Royal Affair (Dinamarca) e War Witch (Canadá).

Argo, o filme realizado e protagonizado por Ben Affleck sobre a crise dos reféns norte-americanos no Irão, teve também seis nomeações da Academia, seguido de 00:30 A Hora Negra, o regresso da primeira mulher a receber um Óscar de melhor realização, Kathryn Bigelow, com o seu filme sobre a caça a Osama bin Laden, Django Libertado, o western sobre a escravatura de Quentin Tarantino, e o 23.º Bond, Skyfall, todos com cinco nomeações. Tanto Tarantino quanto Bigelow eram considerados favoritos na corrida às nomeações e não foram escolhidos pelos membros da Academia. Nomeados sim foram Haneke, Spielberg, Ang Lee, Benh Zeitlin (As Bestas do Sul Selvagem) e David O. Russell (Guia para um Final Feliz).

O filme de Bigelow não granjeou nomeações para a sua realizadora, mas Jessica Chastain conseguiu a sua segunda nomeação para um Óscar, desta feita de melhor actriz, pelo seu papel em 00:30. A sua concorrência faz-se de Jennifer Lawrence, por Guia para um Final Feliz, da veterana Emmanuelle Riva, de Amor, de Naomi Watts, por The Impossible, e de Quvenzhané Wallis, por As Bestas do Sul Selvagem. Nos papéis principais masculinos estão nomeados Daniel Day-Lewis (Lincoln), Bradley Cooper (Guia Para Um Final Feliz), Joaquin Phoenix (O Mentor), Hugh Jackman (Os Miseráveis) e Denzel Washington (Flight).  

As Bestas do Sul Selvagem é a surpresa nas nomeações para melhor filme e melhor realizador (Benh Zeitlin) – na conferência de imprensa desta quinta-feira em Beverly Hills, as suas menções foram recebidas com ruidosa surpresa -, sendo também ainda candidato aos óscares de melhor actriz (Quvenzhané Wallis) e de melhor argumento adaptado. Com as mesmas quatro nomeações surge o drama de época protagonizado por Keira Knightley Anna Karenina.

A contenda nas categorias de melhores actores e actrizes secundários é tudo menos secundários: todos os actores nomeados já são oscarizados - Christoph Waltz (Django Libertado), Philip Seymour Hoffman (O Mentor), Robert De Niro (Guia Para Um Final Feliz), Alan Arkin  (Argo), Tommy Lee Jones (Lincoln); no grupo das actrizes, há também nomes de peso, de Sally Field (Lincoln) a Anne Hathaway (Os Miseráveis), passando por Amy Adams (O Mentor), Helen Hunt (The Sessions) e Jacki Weaver (Guia Para Um Final Feliz). 

Na animação, os esperados Brave – Indomável, Frankenweenie, ParaNorman e Força Ralph também têm a companhia de Os Piratas! nas nomeações para melhor filme. No campo da canção original, Adele recebe a nomeação expectável por Skyfall, do Bond homónimo, com a concorrência de Everybody Needs a Best Friend, em Ted, de Pi’s Lullaby, em A Vida de Pi, de Before My Time, em Chasing Ice, e de Suddenly, em Os Miseráveis

Os Óscares de 2013 são entregues a 24 de Fevereiro no Dolby Theater de Hollywood, em Los Angeles.

 Notícia corrigida às 16h

Sugerir correcção
Comentar