LIKEarchitects seleccionados para o Festival de Luzes de Amesterdão

O atelier de arquitectura do Porto já criou instalações de luz para Lisboa e neste Inverno vai iluminar Amesterdão.

Fotogaleria
Constell.action LIKEarchitects
Fotogaleria
Frozen Trees LIKEarchitects

A terceira edição do Amsterdam Light Festival, que acontece este Inverno, vai ter uma participação portuguesa. O projecto do atelier de arquitectura LIKEarchitects foi um dos 33 seleccionados que vão formar percursos de arte feita com luz pelo centro histórico da cidade de Amesterdão.

A start up LIKEarchitects está incubada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (Uptec) e criou instalações de luz  como Frozen Trees, na Praça D.Pedro IV, em Lisboa, no Natal de 2011, ou Constell.ation para os jardins do Palácio do Belém, no Natal de 2013. Desta vez responderam ao tema que o júri do festival de luzes de Amesterdão propunha: A Bright City (uma cidade brilhante), que quer homenagear a cidade contemporânea de Amesterdão, como se lê no site do evento.

O Amsterdam Light Festival recebeu cerca de 260 propostas e escolheu 75 finalistas. Reduziu este número aos 33 seleccionados que vão formar dois percursos pelo centro histórico da cidade: um pedonal e outro para ser feito de barco pelos canais da cidade.

O júri internacional que seleccionou os 33 projectos é composto pelo director artístico do festival, Rogier van der Heide, pela directora de urbanismo da cidade de Toronto, Jennifer Keesmaat, pela directora criativa da revista Wallpaper*, Sarah Douglas, pela directora do Foam - Museu de Fotografia de Amesterdão, Marloes Krijnen, e pelo director da feira de design do Médio Oriente, Design Days Dubai, Cyril Zammit.

O Amsterdam Light Festival acontece entre 27 de Novembro e 18 de Janeiro, período em que está activo o percurso de barco com o nome Water Colors. As luzes do roteiro pedonal, Illuminade, ficam acesas entre 11 de Dezembro e 4 de Janeiro. Estes roteiros vão incluir instalações, projecções e esculturas de luz.

Sugerir correcção
Comentar