Votação dos leitores do PÚBLICO: meio Óscar para Argo, meio para Django

Um empate inesperado para o prémio de melhor filme - votação entre os leitores online

Foto
O filme de Tarantino é o favorito dos leitores do PÚBLICO DR

Melhor filme, melhor actor secundário, melhor argumento original e melhor montagem de som. Django Libertado é o favorito dos leitores do PÚBLICO para esta noite. Se a escolha lhes coubesse, o controverso filme de Quentin Tarantino arrecadaria quatro Óscares. A principal estatueta é, no entanto, dividida com Argo.

No inquérito que decorreu online ao longo de três semanas no site do PÚBLICO, o filme de Ben Affleck amealhou 26% dos votos na categoria de melhor filme. Tanto quanto Django Libertado.

O empate na votação (circunscrita a utilizadores registados) divide o Óscar para melhor filme em dois e contraria o favoritismo com que Argo chega à gala no Dolby Theatre, em Los Angeles.

As preferências dos leitores dão a Argo os Óscares para melhor argumento adaptado (42% dos votos) e melhor montagem (28%). Django Libertado é também distinguido entre os votantes pelo argumento (original, com 60% das preferências), pelo desempenho de Christoph Waltz (melhor actor secundário, 62%) e pela montagem de som (42%).

O Hobbit é o terceiro filme mais votado pelos leitores do PÚBLICO que participaram no inquérito. A “viagem inesperada” de Peter Jackson ganha em três categorias: efeitos especiais (40%), caracterização (51%) e cenografia (25%).

Steven Spielberg, o mais votado para melhor realizador (41%), protagoniza uma vitória que, em Los Angeles, não é certa. Lincoln, o mais nomeado dos filmes da noite, levaria ainda um Óscar para melhor actor, pelo desempenho de Daniel Day-Lewis (68%) que, esse sim, parece quase certo na realidade.

De resto, há quatro títulos que conseguiram votos suficientes para vencerem, cada um, duas categorias: Amor (melhor actriz, melhor filme estrangeiro), Os Miseráveis (melhor actriz secundária, melhor mistura de som), A Vida de Pi (melhor banda sonora, melhor fotografia) e Skyfall (melhor canção original, melhor banda sonora).

Os resultados completos da votação podem ser consultados na página do inquérito, onde os leitores que participaram podem recordar também os seus votos.
 

Sugerir correcção
Comentar