Pixies revelam Bagboy, a sua primeira canção em nove anos

Na manhã de sexta-feira a banda, inactiva desde 2011, deu sinal de vida e apresentou música nova.

Foto
Kim Deal já pertence a este quadro, os restantes três não perderam tempo após a sua saída DR

Há algumas semanas soubemos que Kim Deal abandonara os Pixies e questionámos se a banda, inactiva desde a digressão Lost Cities de 2011, voltaria ao activo. Black Francis, Joey Santiago e David Lovering não demoraram a dar resposta. Bagboy é a primeira canção em nove anos.

Bagboy, anunciada na manhã de sexta-feira, sucede a Bam Thwok, editada em 2004 pouco após a reunião dos Pixies e disponível apenas para descarregamento no iTunes. À época a canção do regresso, curiosamente composta e cantada por Deal, foi um sucesso de vendas, alcançando o topo de várias tabelas da plataforma digital. A recepção pública e crítca, essa, foi bem menos consensual. Escreveu-se mesmo que a reacção pouco entusiasmada teria sido responsável pelo adiamento da possibilidade de gravar um novo álbum. David Lovering foi diplomático: "É uma canção dos Pixies, mas ainda não parece uma canção dos Pixies".

O baterista não dirá certamente o mesmo de Bagboy. Soa realmente a uma canção dos Pixies: a bateria ribomba com determinação, o riff de guitarra de Santiago não engana quanto ao autor, a voz de Black Francis, em regime spoken word, tem um tom vagamente sinistro imediatamente reconhecível e, em fundo no refrão, ouve-se uma voz feminina, não identificada, certinha na melodia entoada.

"A letra, curiosamente, foi escrita num Starbucks em Harvard Square, em Cambridge [no estado do Massachussets], a poucos metros do sítio onde, há 25 anos, escrevi parte da letra de uma velha canção dos Pixies chamada Break my body [incluída em Surfer Rosa]", revelou Black Francis em comunicado citado pela Rolling Stone. O vocalista e guitarrista adiantou ainda que a canção já existia há alguns anos em forma de maquete e fora criada para uma ideia de filme, ainda por concluir.

Não sabemos se o filme alguma vez chegará às salas, não sabemos igualmente se a nova canção é prenúncio de um álbum em preparação - ou quem subsituirá Kim Deal no baixo. Por agora, concentremo-nos no que temos. Uma nova canção e o vídeo que a acompanha.



Sugerir correcção
Comentar