José Sócrates na abertura do 8.º festival Literatura em Viagem, em Matosinhos

Foto
Fernando Veludo

O ex-primeiro-ministro José Sócrates, autor de A Confiança no Mundo, Sobre a Tortura em Democracia (ed. Verbo), é a personalidade escolhida para a abertura oficial da 8.ª edição do festival LeV - Literatura em Viagem, que decorre entre 9 e 11 de Maio, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, em Matosinhos.

Guilherme Pinto, presidente da Câmara de Matosinhos, que organiza o festival, confirmou à agência Lusa o convite que fez e que foi aceite por José Sócrates para a sessão de abertura do 8.º LeV, marcada para dia 9 de Maio.

De acordo com Guilherme Pinto, a abertura deste festival é sempre feita com personalidades que não têm directamente a ver com a literatura em viagem.

“Para além disso, entendemos que era interessante fazer a comparação entre o antes do 25 de Abril, quando os primeiros-ministros não saíam de Portugal, e o período actual onde saem muito em representação do país. Há uma diferença brutal que se cifra na viagem”, explicou.

O LeV reúne todos os anos em Matosinhos dezenas de escritores, nacionais e estrangeiros, num “encontro que pretende não só facilitar a comunicação e o contacto directo com público leitor, mas também contribuir para uma reflexão em torno da importância que a literatura assume nos dias de hoje e da forma como interage com outras áreas do conhecimento”.

Nas últimas edições do festival passaram por Matosinhos nomes como Luis Sepúlveda, Mia Couto, Adolfo Garcia Ortega, Ondjaki, Paul Theroux, Eduardo Lourenço, Siza Vieira, Manuel Sobrinho Simões, Alexandre Quintanilha, Maria Barroso, Eduardo Prado Coelho, Richard Zimler, Rentes de Carvalho, Rui Zink, Gonçalo Cadilhe, Júlio Machado Vaz, José Medeiros Ferreira, José Jorge Letria, José Luís Peixoto, Nuno Júdice, Francisco José Viegas ou Sérgio Godinho.

Sugerir correcção
Comentar