José Esparza, Mariana Pestana e Liam Young serão curadores da Trienal de Arquitectura

Foto
Beatrice Galilee é a curadora geral Rita Chantre

A curadora geral, Beatrice Galilee, já fora apresentada. Hoje ficámos a conhecer aqueles que a acompanharão na curadoria da Trienal de Arquitectura de Lisboa. José Esparza, Mariana Pestana e Liam Young acompanharão a co-fundadora e directora do The Gopher Hole, centro de exposições londrino que explora o design político e social interdisciplinar. Close, Closer é o título que dará nome e conceito à Trienal que decorrerá entre 12 de Setembro e 15 de Dezembro de 2013.

A equipa de curadoria pretende, lê-se no press release de apresentação, “proporcionar uma plataforma de debate e apresentar uma proposta alternativa para a compreensão da arquitectura enquanto forma de prática espacial”. José Esparza é editor da revista Domus México e antigo curador assistente na galeria nova-iorquina Storefront for Art And Architecture. Mariana Pestana, licenciada pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, foi co-fundadora do colectivo The Decorators e é editora da revista Design Exchange. Liam Young, arquitecto que, lê-se em nota biográfica, “se move nos espaços entre o design, a ficção e o futuro”, é fundador do Tomorrows Thoughts Today, grupo que se dedica a explorar cenários urbanísticos “fantásticos, perversos e irreais”.

A Trienal, cujo design gráfico estará a cargo do Zak Group (fundado em Londres, em 2005, por Zak Kyes), apresentará três exposições, várias publicações digitais e três prémios: um para estudantes, um para jovens arquitectos, o Debut, e um de carreira. A edição contempla ainda um novo concurso, o Crisis Buster, que atribuirá várias bolsas a equipas que apresentem projectos de intervenção para Lisboa.

Sugerir correcção
Comentar