Jorge Jesus na exposição de Paula Rego: "O futebol também é arte"

Pintora agradeceu presença do treinador do Benfica e lembrou que o avô foi sócio fundador do clube.

Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos
Fotogaleria
Nuno Ferreira Santos

A pintora Paula Rego manifestou-se, nesta quinta-feira, "muito feliz" com a presença do treinador de Benfica, Jorge Jesus, na inauguração da exposição "1961: Ordem e Caos", na Casa das Histórias, em Cascais.

"O meu clube é o Benfica. O meu avô foi sócio fundador", disse a pintora aos jornalistas, durante uma visita à mostra, ao fim da tarde. A artista e o treinador do Benfica conversaram animadamente durante largos minutos, no decorrer da inauguração da exposição.

Jorge Jesus confessou que, apesar de não perceber muito de pintura e de não ter uma ligação afectiva à artista, sentiu uma aproximação à actividade de Paula Rego "pela criatividade e pela qualidade". "O futebol também é arte e por isso estou aqui", declarou.

O treinador do Benfica foi convidado pelo presidente da Câmara de Cascais, Carlos Carreiras, para a inauguração da exposição, depois de o autarca ter tido conhecimento do interesse de Jorge Jesus pela obra de Paula Rego.

A exposição "1961: Ordem e Caos" mostra, pela primeira vez, a partir de hoje, na Casa das Histórias, obras da artista produzidas no início da carreira. Nesta exposição são também apresentadas obras do marido de Paula Rego, o pintor Victor Willing (1928-1988), e dos artistas Eduardo Batarda e Bartolomeu Cid dos Santos.

Com curadoria de Catarina Alfaro e Leonor de Oliveira, a exposição reúne, pela primeira vez, um vasto conjunto de obras de Paula Rego, produzidas durante as décadas de 1960 e 1970.

"1961: Ordem e Caos" ficará no museu até 26 de Outubro, congregando pintura, gravura e desenho, e incluirá também um núcleo documental, para reforçar a evocação dos momentos mais marcantes do início do percurso artístico de Paula Rego em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar