Joana Vasconcelos no museu da Gucci em Florença

Joana Vasconcelos expõe quatro das suas peças no museu da casa Gucci, a partir desta quarta-feira, em Florença. Em Portugal a exposição de Joana Vasconcelos no Palácio da Ajuda já chegou aos 103.974 visitantes.

Foto
"Coração Independente Vermelho", de Joana Vasconcelos, entre as suas peças gémeas amarela e negra Paulo Pimenta

As obras Coração Independente Vermelho, Lavoisier e Psycho, da colecção de arte contemporânea do presidente de um dos maiores grupos de luxo do mundo, François Pinault, constituem a exposição de Joana Vasconcelos. “As peças foram escolhidas em relação com o espaço, com o que [ali] se integrava”, explica Joana Vasconcelos sobre a mostra na Piazza de la Signoria, a praça central do centro histórico de Florença.

“Estou a habituada a espaços maiores, mas de qualquer maneira, é sempre interessante ter uma exposição num lugar histórico como é este da Gucci.” A quarta peça da artista portuguesa que completa a exposição é o vídeo Hand-made, mostrado pela primeira vez em Itália, sobre o trabalho em crochet feito por cinco mulheres de diferentes proveniências e gerações.

A exposição no Gucci Museo inclui a exibição dos documentários Coração Independente, de Joana Cunha Ferreira, sobre o trabalho da artista portuguesa, e Enxoval, de Kitty Oliveira, Pedro Macedo e Isabel Freire, sobre a colaboração dos artesãos da vila alentejana de Nisa com Joana Vasconcelos para a peça Valquíria Enxoval.

Actualmente, a artista é a protagonista de Joana Vasconcelos no Palácio Nacional da Ajuda, exposição individual de 38 peças que ali estará até 25 de Agosto. A mostra já atingiu os 103.974 mil visitantes em menos de três meses, mais do dobro das visitas do palácio em todo o ano de 2012 (50.065 visitantes). Esta exposição já ultrapassou o número de visitantes daquela que terá sido a mostra mais vista no ano passado em Portugal, De Perto à Distância, da holandesa Marijke van Warmerdam, que levou 100.653 visitantes ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves, segundo o ranking do The Art Newspaper.

A exposição de Florença aproveita o facto de Joana Vasconcelos ser este ano a artista que representa Portugal na Bienal de Arte de Veneza, onde mostra o projecto Trafaria Praia, um cacilheiro que faz às vezes de pavilhão português. “Temos tido uma média de 500 a 700 pessoas por dia. Já temos um livro de honra cheio e tivemos de comprar um segundo livro”, disse a artista plástica. O cacilheiro é este ano o único pavilhão flutuante na bienal e navega pela lagoa da cidade duas vezes por dia com os visitantes a bordo. “As voltas que o cacilheiro dá são sempre uma grande animação e estão sempre cheias, com cerca de 50 a 60 pessoas”, conta Joana Vasconcelos.

As peças de Joana Vasconcelos estão no museu Gucci até 15 de Dezembro e o Trafaria Praia abandona a lagoa de Veneza no dia 24 de Novembro, quando finda a Bienal de Arte de Veneza. Ainda este mês, Joana Vasconcelos inaugura uma exposição individual na Galeria Horrach Moya, em Palma de Maiorca.
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar