Joana Carneiro manterá colaboração com a Gulbenkian quando assumir funções no S. Carlos

A maestrina acumulará funções, continuando na Gulbenkian quando, em Janeiro, assumir funções na Sinfónica

Foto
Joana Carneiro, de 37 anos, tem um "papel fundamental" na Gulbenkian, diz a fundação Daniel Rocha

Em Janeiro, quando se tornar maestrina titular da Orquestra Sinfónica Portuguesa, no Teatro Nacional de São Carlos, Joana Carneiro não abandonará os projectos que tem com a Gulbenkian, fez saber na tarde desta segunda-feira a fundação.

A informação sobre o término da colaboração surgiu na sexta-feira no site do semanário Expresso - e no dia seguinte na edição em papel -, numa notícia que avançava ainda o nome do gestor cultural Paolo Pinamonti como novo consultor do Teatro Nacional São Carlos, responsável pela programação.

Segundo o comunicado da Gulbenkian, Joana Carneiro acumulará funções: permanecerá como maestrina convidada da Orquestra Gulbenkian e como directora artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra, continuando ainda a integrar o elenco dos maestros vinculados à fundação, com Paul McCreesh, Susanna Mälkki e Pedro Neves.

“Este vínculo é mantido, independentemente dos novos projectos que a maestrina possa abraçar”, lê-se no documento, que cita a maestrina: “É um privilégio fazer parte da família Orquestra Gulbenkian, que tem acompanhado tão perto o meu crescimento artístico e pessoal. É com muito orgulho e alegria que continuarei a exercer as minhas funções como Maestrina Convidada da Orquestra Gulbenkian e Directora Artística do Estágio Gulbenkian para Orquestra, numa altura em que tenho a honra de iniciar funções como Maestrina Principal da Orquestra Sinfónica Portuguesa."

A fundação faz ainda um elogio ao “papel fundamental” de Joana Carneiro “na dinâmica dos reportórios e projectos lançados pela Gulbenkian Música, sobretudo os  que se prendem com um reforço da actividade educativa”.

O mesmo comunicado avança que em Fevereiro de 2014 se realizará um segundo Estágio Gulbenkian, um projecto inspirado na Orquestra Juvenil de Gustav Mahler que teve a sua primeira edição este ano na Universidade de Aveiro e que visa promover a experiência orquestral de jovens instrumentistas portugueses através de estágios regulares.

Em conjunto com Pedro Neves, a maestrina terá ainda com a Gulbenkian uma nova iniciativa, dirigida a jovens e famílias: os Concertos de Domingo, uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que, a preços reduzidos, levará grandes obras-primas da clássica ao Grande Auditório da fundação.

 
Notícia corrigida às 09h25 de 24 de Setembro:
Paolo PInamonti é gestor cultural e não maestro 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar