Jean-Claude Pirotte recebe Goncourt de Poesia 2012

Poeta e artista plástico belga morreu em Junho

Foto
Jean-Claude Pirotte DR

O prémio Goncourt de Poesia 2012, um prémio de carreira rebaptizado Robert Sabatier em homenagem ao escritor francês falecido em Junho passado, foi atribuído ao poeta e artista plástico belga Jean-Claude Pirotte, autor de uma vasta bibliografia inaugurada em 1963 com os poemas de Goût de cendre.

Pirotte, nascido em Namur em 1939, editou ainda mais dois livros de poesia nos anos 60, mas depois disso só voltaria a publicar já no início da década de 80. Um prolongado silêncio que se explica, pelo menos parcialmente, por razões biográficas. Formado em Direito, Pirotte exerceu a advocacia entre 1964 e 1975, quando foi proibido de exercer por alegadamente ter ajudado um cliente seu a evadir-se. Embora se tenha sempre declarado inocente do crime que lhe imputavam, foi condenado a 18 meses de prisão, o que o levou a fugir para França.

Até à prescrição da pena, em 1981, levou uma vida errante. Regressado à sua cidade Natal, retomou a carreira literária, tendo desde então publicado cerca de meia centena de livros, vários deles premiados. Os seus títulos mais recentes, ambos já de 2012, são Ajoie, que ganhou o prémio Apollinaire, e Le Très Vieux Temps.

Quer como poeta, quer como romancista, Pirotte interessa-se pela vida quotidiana, e muitos dos seus poemas são marcados por paisagens e personagens de um mundo ainda marcadamente rural,  que pôde descobrir durante os seus anos de andanças clandestinas.

 


 
 

Sugerir correcção
Comentar