Irmão de Dylan Farrow diz que ela foi manipulada e apoia Woody Allen

Filho adoptivo do realizador e da actriz Mia Farrow diz que a irmã, que acusa Allen de abuso sexual, foi manipulada pela mãe.

Foto
Woody Allen continua casado com a filha adoptiva de Mia François Guillot/AFP

Moses Farrow, um dos filhos adoptivos de Mia Farrow, veio agora participar na mais recente polémica que envolve a sua extensa família para defender o realizador Woody Allen, que foi recentemente acusado de ter abusado sexualmente de uma das suas filhas, Dylan.

Dylan Farrow escreveu uma carta aberta ao diário norte-americano The New York Times em que detalha o alegado abuso, reacendendo a controvérsia que tem marcado a família nos últimos 20 anos, desde que o casal se separou e Woody Allen iniciou uma relação com outra das filhas adoptivas de Mia, Soon-Yi.

“A minha mãe convenceu-me a odiar o meu pai por ter desfeito a família e por ter abusado sexualmente da minha irmã”, disse Moses numa entrevista à revista americana de celebridades People. “E eu odiei-o durante anos. Por ela. Vejo agora que tudo isto não passava de uma maneira de a minha mãe se vingar do meu pai por ele se ter apaixonado pela Soon-Yi.”

Moses, 36 anos, distanciou-se de Mia Farrow e mantém uma relação de grande proximidade com o pai e Soon-Yi. É ele que diz, na mesma entrevista, que tem a certeza de que Woody Allen não abusou da filha Dylan, hoje com 28 anos: “Ela adorava-o e ansiava vê-lo sempre que nos visitava. Nunca se escondeu dele até que a nossa mãe conseguiu criar uma atmosfera de medo e ódio em relação a ele. No dia em questão [em que o alegado abuso ocorreu], estávamos seis ou sete [filhos] em casa. Estávamos todos em divisões acessíveis e nem o meu pai nem a minha irmã se afastaram para um espaço privado. Convenientemente, a minha mãe tinha saído para fazer compras”, descreve, acrescentando que não sabe se Dylan acredita mesmo que foi agredida pelo pai ou se está simplesmente a tentar agradar a mãe. “Agradar à minha mãe era uma motivação muito forte" porque, explica, estar entre os que contrariavam Mia Farrow era “terrível”.

Uma batalha com mais de 20 anos
Lembra a People que tanto Moses como Dylan foram adoptados por Farrow e Allen. Os dois irmãos e um terceiro – Ronan, hoje com 26 anos – estiveram no centro de uma batalha legal pela sua custódia em 1993, que envolveu testemunhos de ambas as partes sobre o caso do cineasta com a filha adoptiva da actriz, Soon-Yi Previn, com quem viria a casar quatro anos mais tarde. Foi Farrow quem acabou por ficar com a custódia das três crianças (a actriz tem 14 filhos que resultam dos seus casamentos, de adopções conjuntas ou a solo).

Woody Allen, 78 anos, nega há décadas que tenha abusado sexualmente de Dylan e acusa a actriz de ter manipulado a filha, algo que Mia Farrow, de 69, sempre negou.

Em resposta ao irmão, Dylan insiste que está a dizer a verdade e que a mãe nunca procurou criar-lhe falsas memórias em relação ao pai. “A minha mãe nunca me instruiu”, disse a filha adoptiva de Woody Allen à mesma revista. “As minhas memórias são minhas. Ela ficou triste quando lhe contei. Ficou com a esperança de que eu estivesse a inventar tudo aquilo.”

Mas Moses garante que a mãe também tentou manipulá-lo e que, apesar de procurar passar para a opinião pública uma imagem de “família feliz”, era por vezes muito difícil viver com as suas alterações de humor.

Dylan diz que, ao defender Woody Allen, o irmão está a trair toda a família: “Não posso ficar calada quando a minha família precisa de mim e não vou abandoná-los como fizeram a Soon-Yi e o Moses. O meu irmão morreu para mim.”

Mia Farrow, por seu lado, recusou-se a responder às acusações do filho, mas não deixou de publicar um tweet em que reiterava o seu apoio a Dylan: “Amo a minha filha. Hei-de protegê-la sempre. Muitas coisas horríveis vão ser ditas sobre mim, mas isto não é sobre mim, é sobre a verdade dela.”

Segundo a irmã de Woody Allen, Letty Aronson, o realizador está arrasado com a carta da filha.

Sugerir correcção
Comentar