Instituto Português do Oriente continua a apostar no ensino e aprendizagem do português

A Árvore de Recursos da Língua Portuguesa é o novo espaço online no site do IPOR que ajudará no ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira

Foto
O português é hoje a sexta língua mais falada no mundo Miguel Madeira

Assinalando-se esta segunda-feira o Dia da Língua Portuguesa e da Cultura, o Instituto Português do Oriente (IPOR) celebra-o com o lançamento da Árvore de Recursos da Língua Portuguesa (ARELP).

Este é um espaço online ( http://ipor.mo/clp/recursos-didaticos/na-rede/) que reúne diversos materiais acabando por funcionar como ferramenta de apoio ao ensino e aprendizagem do Português Língua Estrangeira. Betânia Nunes, docente do IPOR, é a responsável pela compilação de dados; e a revisão e anotação de cada um dos recursos é da responsabilidade de João Paulo Pereira.

Destinada a docentes, aprendizes e investigadores, a ARELP foi desenvolvida durante um ano, agrupando em 12 categorias um conjunto de 556 recursos disponíveis.

Os professores terão à sua disposição “documentos de referência para o ensino de Português Língua Estrangeira em vigor, materiais didácticos desenhados para uso em contexto lectivo (Sala de Aula), bem como a ligação para ferramentas digitais que lhes permitirão criar materiais didácticos próprios” explicam numa nota do IPOR disponibilizada no site.


Já para os aprendizes de português são fornecidas ligações para recursos como dicionários e guias de conversação, meios de comunicação social, métodos lúdicos de aprendizagem assim como para conteúdos culturais em língua portuguesa (exposições, música, literatura e cinema).

Quem se encontra a realizar investigação na área da Língua Portuguesa tem ainda acesso a artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutoramento que abordam aspectos relacionados com o ensino e aprendizagem do português.

Sugerir correcção
Comentar