Governo reconhece “interesse público” a igreja com projecto de Álvaro Siza

Inaugurada em 1996, a Igreja de Santa Maria constitui "um projecto marcante no percurso de um autor de excepção".

Álvaro Siza viu reconhecido pelo Governo um projecto de relevo da arquitectura sacra contemporânea Fernando Veludo/nFactos

O Governo atribuiu à igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, desenhada pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, o estatuto de “Monumento de Interesse Público”.

A decisão, que já foi publicada oficialmente, seguiu uma indicação do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), enviada ao secretário de Estado da Cultura.
 

A igreja de Santa Maria e o complexo paroquial, inaugurados em 2006, constituem, segundo o Governo, um “projecto marcante no percurso de um autor de excepção e como obra de carácter emblemático no quadro geral da arquitectura portuguesa do século 20, no âmbito particular da arquitectura sacra contemporânea”.
 

Segundo a portaria, no edifício, que foi inaugurado em 1996, destacam-se os “elementos de natureza panorâmica”, as “linhas sóbrias” e a "verticalidade da fachada”.
 

“É sobretudo no interior que se revela o encontro entre a depuração formal de Siza Vieira e as reflexões sobre o espaço e a moderna liturgia da Igreja, evidenciando por um lado a comunhão entre o celebrante e a assembleia, e assumindo por outro a ambiguidade do ser humano, patente em contrastes formais plenos de dramatismo”, lê-se no documento.
 
 
 

Comentários

Comentar

Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para assinar os comentários.

Caracteres restantes:

Nos Blogues