Golpada Americana e Gravidade com mais nomeações para os Óscares

Foto
Gravidade

Com dez nomeações cada, Golpada Americana , de David O. Russell, e Gravidade , de Alfonso Cuarón, partem à cabeça do pelotão dos Óscares relativos aos filmes de 2013. Seguem-se-lhe 12 Anos Escravo , de Steve McQueen, nomeado para nove categorias, e, ex-aequo com seis, Capitão Phillips , de Paul Greengrass, O Clube de Dallas , de Jean-Marc Vallée, e Nebraska, de Alexander Payne.

Os nomeados da 86ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas foram anunciados esta quinta-feira em Los Angeles e, como habitualmente, trazem a sua quota-parte de surpresas. A principal é o favoritismo que Golpada Americana, a história semi-verídica de um casal de vigaristas em apuros com o FBI, atingiu ao longo das últimas semanas, ultrapassando o filme que todos apontavam como favorito das nomeações, 12 Anos Escravo.

A comédia policial de David O. Russell, que chega às salas portuguesas na próxima semana, é o único filme entre os nomeados a fazer o pleno em todas as categorias principais: filme, realizador, argumento e as quatro categorias de representação, com Amy Adams nomeada como actriz, Christian Bale como actor, Jennifer Lawrence como actriz secundária e Bradley Cooper como actor secundário.

O filme de Steve McQueen sobre a experiência de um negro livre raptado e vendido como escravo antes da Guerra Civil Americana, já em exibição entre nós. está igualmente nomeado para filme, realizador, argumento e três das quatro categorias de representação – Chiwetel Ejiofor como melhor actor, Michael Fassbender como actor secundário e Lupita Nyong'o como actriz secundária.

A segunda surpresa é a presença de Gravidade como um dos favoritos – o drama espacial em 3D do mexicano Alfonso Cuarón, que reuniu à sua volta o êxito comercial e a aclamação da crítica e estreou entre nós ainda em 2013, conseguiu dez nomeações, inabitual para um filme de um género que a Academia não tem por hábito premiar nas categorias ditas “nobres", a ficção-científica.

Este ano há nove nomeados para o Óscar de Melhor Filme – para além de Golpada Americana, Gravidade e 12 Anos Escravo, estão também na corrida O Lobo de Wall Street, Nebraska, O Clube de Dallas, Her – Uma História de Amor de Spike Jonze, Capitão Phillips e Filomena. Destes nove, contudo, a “regra” que faz com que habitualmente os Óscares de filme e realizador sejam entregues à mesma obra deixa de fora O Clube de Dallas, Her, Capitão Phillips e Filomena, cujos realizadores não se encontram nomeados.

Para melhor actriz, além de Amy Adams e Sandra Bullock, estão nomeadas a veterana Judi Dench (por Filomena, de Stephen Frears, a estrear em Fevereiro), Cate Blanchett (Blue Jasmine, de Woody Allen) e, pela 18ª vez na sua carreira, Meryl Streep (Um Quente Agosto, de John Wells, a estrear em Fevereiro). Das cinco, Adams, nomeada este ano pela quarta vez, é a única que nunca venceu um Óscar.

Na categoria de actriz secundária, juntam-se a Jennifer Lawrence e Lupita Nyong'o June Squibb (Nebraska), Julia Roberts (Um Quente Agosto) e Sally Hawkins (Blue Jasmine).

Para lá de Chiwetel Ejiofor e Christian Bale, estão igualmente citados como melhor actor o veterano Bruce Dern (Nebraska), Matthew McConaughey (O Clube de Dallas, que estreou esta quinta-feira) e Leonardo di Caprio (O Lobo de Wall Street).

Como actor secundário contam-se ainda Jonah Hill (O Lobo de Wall Street), o somali Barkhad Abdi (Capitão Phillips) e Jared Leto (O Clube de Dallas) ao lado de Michael Fassbender e Bradley Cooper.

Há, evidentemente, também perdedores. As ausências mais evidentes da lista dos nomeados são A Propósito de Llewyn Davis, dos irmãos Coen (com apenas duas citações em categorias técnicas) e Ao Encontro do Sr. Banks, de John Lee Hancock, a história da rodagem de Mary Poppins com Emma Thompson e Tom Hanks nos papéis principais (nomeado apenas para melhor banda-sonora, estreará no final de Janeiro).

Apesar da presença de Meryl Streep e Julia Roberts entre as nomeadas, Um Quente Agosto, adaptação da peça teatral de Tracy Letts com um elenco de luxo que inclui ainda Ewan McGregor, Sam Shepard e Juliette Lewis, não recebeu mais nenhuma citação. Quando Tudo Está Perdido, de J. C. Chandor, que valeu a nomeação a um Globo de Ouro a Robert Redford, teve apenas uma nomeação técnica, e Her, de Spike Jonze, terá de se contentar com a presença entre os nomeados para melhor filme e argumento mais categorias técnicas – ambos deverão chegar às nossas salas em Fevereiro.

De salientar a presença do animador português Daniel Sousa, há longos anos radicado nos EUA, entre os nomeados para a melhor curta-metragem de animação, com Feral.

Aponte-se ainda o caso raro de todos os cinco nomeados para melhor filme de língua estrangeira estarem adquiridos para distribuição portuguesa. A Caça, do dinamarquês Thomas Vinterberg, estreou no ano passado e está já disponível em DVD; A Grande Beleza, do italiano Paolo Sorrentino, e Ciclo Interrompido, do belga Felix van Groeningen, chegarão às salas durante Fevereiro; L'Image Manquante, do documentarista cambojano Rithy Panh, e Omar, do palestiniano Hany Abu-Assad, aguardam ainda data de estreia. 

Lista completa das nomeações para a 86ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas

Notícia alterada e corrigida às 16h10

Sugerir correcção
Comentar