Gabriel García Márquez já está em casa mas o seu estado de saúde é “delicado”

Escritor de 87 anos vai continuar tratamentos em casa.

Fotogaleria
García Marquez, à porta de casa, no dia em que completou 87 anos Reuters
Fotogaleria
A ambulância a chegar a casa Reuters
Fotogaleria
Flores são entregues à porta Reuters

O escritor colombiano, internado desde a semana passada com uma infecção respiratória, já teve alta hospitalar. Gabriel García Márquez, de 87 anos, já está de volta a casa mas o seu estado de saúde é ainda “delicado”.

“A sua condição é delicada devido à sua idade”, disse aos jornalistas Jaqueline Pineda, porta-voz do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubiran, no Sul da capital federal do México, onde o Prémio Nobel da Literatura esteve internado. Pineda acrescentou que Gabriel García Márquez continuará a recuperação em sua casa.

Segundo Alberto Najar, correspondente da BBC no México, país onde o escritor vive há 40 anos, apesar de Gabriel García Márquez ir para casa, os tratamentos vão continuar. A família do escritor terá preferido que este possa fazê-los em casa. “A família assegurou que o escritor está bem e a sua saúde está estável”, acrescentou ainda o jornalista.

O jornal colombiano El Tiempo escreve ainda que ao longo dos dias que esteve internado o escritor esteve sempre acompanhado pelo seu filho Gonzalo García Barcha, que foi mantendo os jornalistas actualizados. Foi ele que passou a mensagem aos jornalistas de que o seu pai lhes tinha mandado trabalhar, em vez de estarem ali à porta do hospital sempre à espera de novidades.

Ao El Tiempo, a enfermeira Martha Jiménez disse que no momento da saída do hospital, García Márquez “estava muito tranquilo” e consciente.

Para evitar recaídas, que podem ser perigosas na idade de Gabriel García Márquez, o escritor estará em casa sempre acompanhado por uma equipa especializada. Segundo o jornal mexicano Milenio, foi levado para casa do escritor material hospitalar, inclusive uma cama ortopédica.

Aos 87 anos, as suas aparições públicas são cada vez mais escassas. A última vez que foi visto em público foi no dia do seu aniversário, no passado dia 6 de Março, quando apareceu à porta de sua casa, no Sul do México, onde vive há mais de 40 anos, para sorrir aos jornalistas. Na altura, recebeu presentes e deixou-se fotografar, mas não falou à imprensa.

Yo No Vengo a Decir Un Discurso, publicado em 2010, é o seu último livro, depois de uma pausa de seis anos, uma vez que já não publicava nenhuma obra desde 2004, quando lançou Memória das minhas Putas Tristes. Em 2012 foi anunciado que Gabriel García Márquez dificilmente voltará a escrever por lhe ter sido diagnosticada uma forma de demência.

Sugerir correcção
Comentar