Fundo da Língua Portuguesa arranca com apoio inicial de 30 milhões de euros

Foto
Durante os próximos dois anos, serão colocados até 600 professores nos países de Língua Portuguesa Nelson Garrido

O Fundo da Língua Portuguesa, hoje aprovado em Conselho de Ministros, vai ter um apoio financeiro inicial de 30 milhões de euros, que estará aberto à participação e contribuição de todos os países, anunciou o ministro da Cultura.

"O fundo vai ser aberto para que outros países possam participar e contribuir", disse o ministro José António Pinto Ribeiro na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros em que foi aprovada a nova estratégia para a promoção e divulgação da Língua Portuguesa.

Pinto Ribeiro disse ainda que o fundo "será dotado à medida das necessidades" dos projectos de promoção do Português.

O Conselho de Ministros aprovou hoje uma nova estratégia para a promoção e divulgação da Língua Portuguesa, que envolve a criação de um fundo de desenvolvimento nesta área.

Esta estratégia pretende garantir o reconhecimento e promoção do Português, a sua promoção como instrumento fundamental de educação, formação e capacitação institucional, no âmbito da cooperação para o desenvolvimento, e instrumento de internacionalização económica, de divulgação cultural e de ligação às comunidades portuguesas.

A nova estratégia inclui, além da criação do fundo, uma comissão interministerial com o objectivo de desenvolver um plano de acção de valorização do património cultural de origem portuguesa e um diploma que aprova as alterações ao Instituto Internacional de Língua Portuguesa.

Também presente na conferência de imprensa que se seguiu Conselho de Ministros, o titular da pasta dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, fez saber que, no âmbito do projecto de alargamento das redes de ensino do Português, serão "colocados até 600 professores nos países de Língua Portuguesa, ao longo dos próximos dois anos".

Sugerir correcção
Comentar