Fundação Côa Parque com situação "insustentável " para a sua gestão

Orçamento de 2014 ainda não foi aprovado e dívidas dos fundadores rondam os 1,2 milhões de euros.

Foto
Quando as gravuras de Foz Côa foram descobertas, em 1994, apenas existiam “um ou dois sítios” de arte rupestre ao ar livre Paulo Pimenta

O presidente da Fundação Côa Parque, Fernando Real, admitiu na sexta-feira que a situação da instituição é "insustentável" desde 2013, o que "inviabiliza" o seu funcionamento, devido aos cortes nas transferências do Estado para as fundações.

O presidente da Fundação Côa Parque, Fernando Real, admitiu na sexta-feira que a situação da instituição é "insustentável" desde 2013, o que "inviabiliza" o seu funcionamento, devido aos cortes nas transferências do Estado para as fundações.

"A fundação criada recentemente, só em 2012 teve orçamento próprio e já num ano de grande contenção financeira. Nessa altura foi atribuído um orçamento contido ao estritamente necessário e que rondava 1,4 milhões", explicou à Lusa o responsável.

Ainda de acordo com Fernando Real, o orçamento atribuído "não tem margem para reduções cegas" e quando são feitos cortes na ordem dos 50%, isso significa que o dinheiro que fica disponível "dá para cinco a seis meses para os encargos da fundação".

Há já "largos meses" que os salários dos trabalhadores da Fundação Côa Parque "têm sofrido atrasos no seu pagamento e o subsídio de férias foi pago com uma semana atraso. E, de momento, a fundação já não consegue pagar a factura da electricidade ou do telefone.

"O orçamento para 2014 ainda não foi aprovado, porque, na reunião do conselho de fundadores, não se chegou a um consenso devido as reduções orçamentais impostas pelo Governo às fundações. No caso da Côa Parque, já tinha o orçamento mínimo, tendo sido colocado o assunto à tutela", frisou Fernando Real.

Os membros fundadores da Côa Parque são a Direção-Geral do Património Cultural, ministérios da Economia e do Ambiente, Câmara de Vila Nova de Foz Côa e Associação de Municípios do Vale do Côa.

"Tenho a informação de que o gabinete do primeiro-ministro deu a indicação que o assunto fosse resolvido pelas respectivas tutelas da Côa Parque", acrescentou.

O responsável pela Côa Parque adiantou que está marcada uma reunião para dia 30, na qual os problemas da fundação estão na agenda de trabalhos.

Segundo Fernando Real, as dívidas à fundação, por parte dos fundadores, ronda os 1,2 milhões de euros.

"A verba que entrou nos cofres na fundação proveniente das transferências corrente é de cerca de 688 mil euros", adiantou.

O problema já foi apresentado " exaustivamente" ao Governo para se viabilizar a fundação, ou outro modelo de gestão para manter o Museu do Côa e o parque Arqueológico do Vale do Côa.

A Lusa aguarda resposta a um pedido de esclarecimento feito à Secretaria de Estado da Cultura.
 

Sugerir correcção
Comentar