Fotógrafa americana Annie Leibovitz é a nova Príncipe das Astúrias da Comunicação e Humanidades

A americana fotografou várias estrelas, incluindo a actriz Whoopi Goldberg, numa banheira cheia de leite, e o cantor Sting, coberto de barro no meio do deserto.

Fotogaleria
Annie Leibovitz AFP/Leon Neal
Fotogaleria
Rainha Isabel II fotografada no Palácio de Buckingham em 2007 Annie Leibovitz
Fotogaleria
Nixon no momento em que abandonou a Casa Branca, em 1974 Annie Leibovitz
Fotogaleria
Barack Obama, com a primeira-dama Michelle Obama e as filhas Sasha e Malia, num retrato de família, na Casa Branca, em 2009 Annie Leibovitz
Fotogaleria
A icónica fotografia de Yoko Ono e John Lennon, que foi capa da Rolling Stone em 1980 Annie Leibovitz
Fotogaleria
Leibovitz fotografou Demi Moore para a capa da Vanity Fair em 1991 Annie Leibovitz
Fotogaleria
Sting, 1985 Annie Leibovitz
Fotogaleria
Whoopi Goldberg, numa banheira cheia de leite, 1984 Annie Leibovitz
Fotogaleria
Meryl Streep, 1981 Annie Leibovitz
Fotogaleria
O bailarino russo Mikhail Baryshnikov,1990 Annie Leibovitz
Fotogaleria
O escritor William S. Burroughs, 1995 Annie Leibovitz

A fotógrafa norte-americana Annie Leibovitz ganhou esta quinta-feira o prémio Príncipe das Astúrias de Comunicação e Humanidades. Leibovitz é conhecida como a fotógrafa das estrelas e é internacionalmente famosa por imagens como a que mostra John Lennon nu junto a Yoko Ono, a sua esposa, horas antes de ser assassinado.

 “Annie Leibovitz foi uma das dinamizadoras do fotojornalismo mundial, sendo actualmente uma das mais respeitadas fotógrafas na Europa e América”, escreveu o júri na acta disponibilizada ao PÚBLICO. Para além da cobertura jornalística da Guerra do Líbano, durante a invasão de 1982, destacou na sua obra fotográfica os “retratos que reflectem uma época da política, da literatura, do cinema, da música e do desporto através dos seus protagonistas”, de figuras como Nixon, no momento de abandonar a Casa Branca, John Lennon, horas antes de ser assassinado, ou o histórico retrato da rainha Isabel II.

Leibovitz já foi considerada “lenda viva” pela biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e a fotógrafa mais influente da actualidade pela revista American Photo. Fotografou muitos nomes conhecidos do mundo da fama, como Michael Jackson, Mick Jagger, Bruce Springsteen ou até a rainha de Inglaterra.

A americana estava nomeada para o prémio com a cooperativa de fotografia Magnum, finalista do prémio pelo menos nas três últimas edições, e com a jornalista inglesa Christiane Amanpour, apresentadora e repórter dos canais de televisão CNN e ABC News. A Magnum foi fundada em 1947 por Robert Capa, Henri Cartier-Bresson, George Rodger e David "Chim" Seymour e é sobretudo reconhecida por um género de trabalho fotográfico humanista, registado em longos ensaios por todo mundo.

Leibovitz foi fotógrafa oficial das revistas Vanity Fair, Rolling Stone e Vogue e o seu primeiro grande trabalho foi dedicado a fotografar a tournée dos Rolling Stones nos Estados Unidos e no Canadá, em 1975.

Os vencedores dos prémios Príncipe das Astúrias recebem uma escultura de Joan Miró, 50.000 euros, um diploma e um emblema. Annie Leibovitz sucede ao japonês Shigeru Miyamoto, conhecido por ter criado jogos como o Mario ou o Donkey Kong.

Sebastião Salgado, vencedor do mesmo prémio em 1998, interpretou a conquista de Anne Leibovitz como um “reconhecimento da própria fotografia” e considerou a fotógrafa “um símbolo mundial da fotografia de retratos”. “O prémio Príncipe das Astúrias é uma das principais referências no campo da cultura e estou especialmente orgulhoso por o trabalho desta fotógrafa ter sido reconhecido”.

Sugerir correcção
Comentar