Festival de Locarno: chinês Li Hongqi recebe Leopardo de Ouro

Foto
Li Hongqi foi distinguido pelo seu filme Han Jia Fiorenzo Maffi/Reuters

O filme “Han Jia” (“Férias de inverno”), do chinês Li Hongqi, recebeu ontem à noite o Leopardo de Ouro, o principal prémio do 63.º Festival de Locarno, no valor de cerca de 67 mil euros.

O Prémio Especial do júri distinguiu “Morgen” de Marian Crisan, uma co-produção franco-romeno-magiar.

A curta-metragem “A History of Mutual Respect”, do português Gabriel Abrantes em parceria com Daniel Schmidt, foi distinguida com o Leopardo de Ouro para curtas. Os dois realizadores repartem o valor pecuniário de cerca de 7500 euros.

A película filmada em Portugal e no Brasil foi distinguida na secção “Leopardo de Amanhã”, que tinha como júri o realizador argentino Lisandro Alonso (presidente), a produtora francesa Sylvie Pialat, a atriz francesa Nina Meurisse, o realizador português Miguel Gomes, e o realizador romeno Corneliu Porumboiu.

Denis Côté, por “Curling” (do Canadá) recebeu o Prémio para o Melhor Realizador, no valor de 22 mil euros.

Emmanuel Bilodeau de “Curling” foi distinguido com o Leopardo para o Melhor Actor, enquanto Jasna Duricic, recebeu o Leopardo para a Melhor Actriz pelo seu desempenho em “Beli Beli Svet” de Oleg Novkovic, uma co-produção servo-germano-sueca.

O Leopardo para o Cineasta do Presente, Prémio da Fundação George, foi para a realizadora francesa Emmanuelle Demoris, pelo filme “Paraboles”.

O Prémio Especial do Júri nesta categoria foi para Verena Parável e JP Sniadecki realizadores da co-produção franco-norte-americana, “Foreign Parts”. Esta dupla de realizadores recebe ainda o Leopardo para a Melhor Obra-Prima.

Nesta categoria Kitao Sakurai é distinguido com uma Menção Especial, pelo filme “Aardvark”, uma co-produção norte-americano-argentina.

O júri do Leopardo para a melhor Obra-Prima foi constituído pelo programador do festival, o crítico e realizador britânico Tony Rayns, o jornalista português Francisco Ferreira, e o crítico helvético de cinema Christian Jungen.

Adam Traynor, por “Ivory Tower”, uma co-produção canadiano-francesa recebe uma Menção Especial do júri. Nesta categoria o júri foi constituído pela actriz italiana Anita Caprioli, a realizadora alemã Maren Ade, o realizador belga Joachim Lafosse, tendo sido presidido pelo crítico argentino Eduardo ‘Quintin’ Antin.

Sugerir correcção
Comentar