Festival de arte contemporânea quer mostrar artistas consagrados e emergentes em Lisboa

Foto
Cordoaria Nacional Pedro Cunha

Artistas consagrados e talentos emergentes lusófonos e estrangeiros vão mostrar as suas obras em Setembro, em Lisboa, no Vera World Fine Art Festival, que pretende “suprir uma lacuna no panorama artístico português”, segundo a organização.

A primeira edição foi esta quinta-feira apresentada em Lisboa, na Cordoaria Nacional, onde o festival vai ocupar 3.750 metros quadrados, entre 16 e 21 de Setembro.

O certame é organizado pela Fundação World Without Borders (WWB) e pela Fundação Pública de Apoio à Cultura e ao Desenvolvimento da Arte Contemporânea, de Moscovo.

Além de Portugal, vão estar artistas da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), da Rússia, Ucrânia, Israel, França, Alemanha, Azerbaijão, Turquia e Irão, entre outros.

A curadoria do festival vai ficar a cargo de Margarida Prieto, comissária de arte, Andrey Kiselev, presidente da Fundação World Without Borders, e Vera Kiseleva, presidente da Fundação Pública de Apoio à Cultura e ao Desenvolvimento da Arte Contemporânea de Moscovo.

A organização indicou que vai receber candidaturas até 15 de Julho para este festival que terá uma área reservada aos artistas, outra para os sponsors, para as galerias e para o programa complementar, que inclui palestras, conferências, masterclasses e mesas-redondas.

Também será realizado um leilão filantrópico cujas receitas vão reverter para o serviço pediátrico do Instituto Português de Oncologia.

De acordo com a organização, o Vera World Fine Art Festival tem na origem um outro festival que contou sete edições na Rússia, estreando-se este ano em Lisboa, com o objectivo de “fomentar o mercado de arte e a ascensão de talentos de arte de nova geração”.

Pretende ainda “promover a mercantilização e internacionalização da arte e ampliar a comunicação e o intercâmbio cultural e artístico entre Portugal, os países de língua portuguesa e países estrangeiros”.

O surgimento do Festival Internacional de Artes plásticas Vera está ligado ao Festival Internacional de Moscovo Tradições e Modernidade, que se realiza desde 2007, na capital russa.

Ao longo das sete edições, segundo os organizadores, o festival “Tradição e Modernidade” atraiu um total de 4.500 artistas de 40 países.

Em Lisboa vão estar obras de pintura, escultura, artes aplicadas, instalação e design, fotografia, museologia e arquitectura.

Também serão entregues, em oito categorias, os Prémios Vera World Fine Arts Awards, no Teatro da Trindade, em Lisboa.

De acordo com a organização, o certame tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e do Ministério da Educação e Ciência, de Portugal, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Ministério da Cultura da Federação Russa, do Grupo Parlamentar das relações de amizade entre Portugal e a Rússia, da Marinha de Portugal, da embaixada da Rússia em Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa.

 

 

Sugerir correcção
Comentar