Fantastic Beasts não é Harry Potter, mas passa-se no mesmo universo e será uma trilogia

A adaptação ao cinema do livro publicado por JK Rowling em 2001, cuja acção decorre 70 anos antes da chegada de Potter a Hogwarths, marcará a estreia da escritora enquanto argumentista.

Foto
JK Rowling, aqui numa apresentaçaõ do seu primeiro romance, Uma Morte Súbita, publicou Fantastic Beasts em 2001 numa edição de beneficência para a Comic Relief Reuters

A saga Harry Potter está terminada e a sua autora, JK Rowling, dedicar-se-ia agora à escrita de romances ancorados na realidade, bem longe do universo fantástico de Hogwarts, de que Uma Morte Súbita, publicado em 2012, foi o primeiro exemplo. Mas não é fácil fugir da personagem que, tanto no mercado livreiro quanto no cinematográfico, se tornou um fenómeno de dimensão planetária. De volta a Hogwarts, então. Fantastic Beasts and Where to Find Them, livro publicado em 2001, aventura extraída do mesmo universo de Potter, será transformado numa trilogia para cinema, segundo afirmou ao New York Times Kevin Tsujihara, o novo presidente da Warner Bros.

Fantastic Beasts and Where to Find Them foi escrito por JK Rowling para a instituição de beneficência Comic Relief. É apresentado como obra de Newt Scamander, um “mazizoólogo”, ou seja, um estudioso das criaturas mágicas. Aliás, Rowling creditou o livro a Scamander, suposta reprodução de um caderno pertencente a Harry Potter, obrigatório para os estudantes de primeiro ano de Hogwarts. A acção passa-se 70 anos antes da chegada de Potter à escola e narra as viagens de Scamander pelos quatro cantos do mundo em busca de criaturas mágicas.

A adaptação cinematográfica marcará a estreia de JK Rowling na escrita de argumentos para cinema, algo só possível, diz a escritora ao New York Times, pela influência do novo patrão da Warner Bros. “Quando digo que ele [Kevin Tsujihara] tornou realidade Fantastic Beasts, isso não é conversa de Relações Públicas, mas literalmente verdade. Jantámos juntos, houve um telefonema como sequência, e depois fui buscar o rascunho que julgava que se transformaria num bocado de memorabilia para os meus filhos e comecei a reescrever”.

A adaptação de Fantastic Beasts and Where to Find Them fora anunciada em Setembro. Sabe-se agora que será uma trilogia e que o primeiro filme terá argumento adaptado de JK Rowling. Sabe-se isso e nada mais. Guarda-se para o futuro a revelação de quem será o realizador, quem comporá o elenco e quando terão início as filmagens.

Corrigida às 13h16:  Uma Morte Súbita, e não Quando o Cuco Chama, foi o primeiro livro pós-Harry Potter de JK Rowling; Hogwarts, não "Hogwarths".

Sugerir correcção
Comentar