"Première" do novo Tarantino suspensa devido ao massacre de Sandy Hook

Séries de TV e estreias com passadeira vermelha e festas suspensas por respeito às vítimas do tiroteio na escola primária de Newport.

Foto
Tarantino não considera que os filmes sejam culpados pela violência no mundo Carlo Allegri/Reuters

Num momento em que a América debate fervorosamente o controlo de armas na esteira do massacre de Sandy Hook, no Connecticut, que vitimou 20 crianças e seis adultos numa escola primária, as cautelas quanto à mediatização da violência levaram já à suspensão de episódios de duas séries de televisão nos EUA e, agora, também a première do novo filme de Quentin Tarantino, o western Django Unchained.

A estreia de gala do filme, um tributo aos western spaghetti numa narrativa sobre vingança e escravatura, estava agendada para terça-feira em Los Angeles, com a tradicional passadeira vermelha e festa a assinalar. O filme, produzido pela Weinstein Company, contém a habitual dose de violência e humor negro que são a marca de água da obra do cineasta. Tem estreia marcada para 25 de Dezembro nos EUA e para 24 de Janeiro em Portugal com o título Django Libertado. Está nomeado para cinco Globos de Ouro 

"Os nossos pensamentos e orações estão com as famílias da tragédia de Newtown e nessa altura de luto nacional [a Casa Branca decretou quatro dias de luto nacional na sequência do tiroteio do passado dia 14] decidimos abdicar do nosso evento previamente agendado. Contudo, teremos um visionamento privado para o elenco e equipa e para os seus amigos e famílias", esclareceu, citado pela agência Reuters, um porta-voz da produtora. Mas uma fonte da produtora indicou à Reuters que o cancelamento da festa de estreia não está relacionado com a violência do filme.

Já no fim-de-semana, Quentin Tarantino tinha-se insurgido contra o debate que diz ver emergir sempre que um caso de violência acontece nos EUA sobre a violência nos filmes e na televisão. “Sabemos que existe violência no mundo, as tragédias acontecem”, disse numa conferência de imprensa sobre Django, citado pela BBC. “Isto é um western. Poupem-me.” Na mesma conferência, o protagonista de Django Libertado, Jamie Foxx, teve uma posição mais moderada. “Não podemos agora dizer que a violência nos filmes não tem qualquer tipo de influência nas pessoas. É claro que tem.” 

Também a estreia festiva de Jack Reacher (um filme de acção com Tom Cruise), agendada para o fim-de-semana passado, foi adiada devido ao massacre. No mesmo fim-de-semana, a exibição dos episódios das duas séries de animação da Fox e do autor Seth McFarlane, Family Guy e American Dad, foi adiada 

 

 
 

Sugerir correcção
Comentar