Escritores debatem futuro de Portugal no LeV - Literatura em Viagem

O investigador pessoano Jerónimo Pizarro fará a conferência inaugural, no dia 24 de Maio, no salão nobre da Câmara de Matosinhos.

Foto
Festival Literatura em Viagem, em Matosinhos, em 2011 NFACTOS/FERNANDO VELUDO

Vinte e cinco escritores e ilustradores embarcam entre 23 e 26 de Maio na 7.ª edição do festival LeV - Literatura em Viagem, que decorre em Matosinhos e tem como tema a viagem ao futuro de Portugal.

Entre repetentes e estreantes, participam este ano no LeV:  J. Rentes de Carvalho, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe, Nuno Camarneiro, Manuel Jorge Marmelo, Teolinda Gersão, Eduardo Pitta, Pedro Vieira e Onésimo Teotónio Almeida.

Francisco José Viegas, Fernando Pinto Amaral, João Luís Barreto Guimarães, Miguel Miranda, Alberto S. Santos e Júlio Magalhães integram também a lista de convidados, a par de autores de literatura para crianças como Adélia Carvalho, António Mota, Carla Maia de Almeida, Manuela Costa Ribeiro e Alexandre Honrado e dos ilustradores Alex Gozblau e André Letria.

Dois autores estrangeiros, a romancista alemã Christiane Rösinger e o poeta romeno Lucian Vasilescu, completam a lista do LeV 2013, que contará igualmente com a participação de Pilar del Río, a viúva do prémio Nobel da Literatura português, José Saramago.

Uma ideia de Francisco Guedes acolhida pela Câmara Municipal de Matosinhos e que conta, este ano, com a produção dos Booktailors, o LeV volta a reunir as viagens da literatura na Biblioteca Florbela Espanca, após um ano de ausência, devido à chamada “lei dos compromissos”, que proíbe as autarquias de assumirem compromissos caso não tenham uma receita prevista nos 90 dias seguintes e as obriga, além disso, a pedir autorização ao Ministério das Finanças para assumir qualquer compromisso.

O investigador pessoano Jerónimo Pizarro, coordenador da digitalização da biblioteca particular de Fernando Pessoa e decifrador da caligrafia do poeta (o que o levou à descoberta de numerosos inéditos), proferirá a conferência inaugural.

Será no dia 24, às 21h30, no salão nobre da Câmara de Matosinhos, e o tema é, claro, Fernando Pessoa, cujo 125.º aniversário do nascimento se celebra este ano. Seguir-se-á uma leitura encenada de alguns textos do poeta.

Nos dias 25 e 26 de Maio, na Biblioteca Municipal, o itinerário marca cinco mesas de debate, subordinadas aos temas “Elogio do Iberismo”, “Portugal do Nosso Descontentamento”, “Viagem ao Centro do Futuro”, “A Língua Portuguesa é uma Festa” e “A Europa em Tempos de Cólera”.

Para os mais novos, haverá o LeVzinho, com visitas dos escritores e ilustradores às escolas, oficinas de expressão plástica, hora do conto no elevador, caça ao tesouro das palavras, uma visita à exposição “O Mar”, com ilustrações de Afonso Cruz, e uma mesa-redonda moderada pela escritora Adélia Carvalho, em que os alunos da Escola Básica de Leça da Palmeira debaterão o tema central desta edição do Lev: a viagem ao futuro.

Do programa da viagem deste ano faz também parte uma homenagem a Carlos Tê, que decorrerá no dia 25, às 21h30, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, e consistirá numa entrevista pontuada por momentos musicais e intervenções de amigos, como Luís Represas, Manuela Azevedo e Vítor Baía.

Na biblioteca, poderão ainda ser vistas duas exposições de Afonso Cruz: uma intitulada Escritores, com 32 ilustrações que retratam alguns dos mais importantes nomes da literatura portuguesa e que esteve patente na Feira Internacional do Livro de Bogotá, que decorreu entre Abril e Maio e de que Portugal foi país convidado, e outra que se chama O Livro do Ano e que reúne algumas das imagens criadas pelo autor para a obra homónima.

Por último, haverá, junto aos espaços onde decorrem os eventos do festival, uma feira do livro e também um espaço lounge, onde os leitores cansados de viajar poderão usufruir de 15 minutos de massagem gratuitos com um terapeuta profissional.
 
 

Sugerir correcção
Comentar