Empresário que puxou a orelha a Rui Rio ganhou concessão da antiga biblioteca do Marquês

Foto
Manuel Leitão saiu do anonimato quando publicou na revista Porto Menu uma fotografia na qual se via a frase “Rio é um FDP” DR

Manuel Leitão, o empresário e editor da revista Porto Menu, que há pouco mais de uma semana puxou uma orelha a Rui Rio no final uma cerimónia pública, conseguiu na manhã desta segunda-feira tornar-se concessionário da antiga Biblioteca Infantil Pedro Ivo, na Praça do Marquês do Pombal, no Porto, que no mês passado havia sido ocupada por um grupo de activistas da cidade. A autarquia terá agora que proceder à adjudicação definitiva antes de a formalizar em escritura pública.

Para já, Manuel Leitão entregou todos os documentos que lhe foram solicitados e depositou na tesouraria da câmara, em notas, os 1830 euros relativos à licitação e à caução. Na hasta pública que decorreu nos paços do concelho, e depois de fazer a licitação mais alta entre os três concorrentes que se apresentaram, o empresário comprometeu-se a pagar ao município uma mensalidade de 610 euros, anunciando previamente que pretende instalar no local uma biblioteca e uma exposição permanente, de desenhos e fotografias, ilustrativa das “malfeitorias” que Rui Rio fez à cidade nos últimos dez anos.

“Desde o Bolhão ao Bom Sucesso, passando pelo Aleixo e pelo fecho do Rivoli, não faltam exemplos”, explicou Manuel Leitão aos jornalistas no final da hasta pública, já nessa altura vigiado de perto por três elementos da Polícia Municipal. À parte esta tomada de posição política, o empresário classificou o seu gesto como um “acto de cidadania” e invocou até motivos sentimentais para reabrir a biblioteca “no seu estilo original”, para emprestar livros à população. “Nasci ali, passei a minha infância ali e usei a biblioteca para esse fim”, disse, acrescentando que conta com o apoio dos portuenses para levar o projecto por diante.

Manuel Leitão, recorde-se, saiu do anonimato quando publicou na capa do número mais recente da revista Porto Menu uma fotografia da fachada do Mercado do Bolhão sobre a qual se via um grafitti com a frase “Rio é um FDP”, o qual terá sido acrescentado digitalmente à imagem original. A Câmara do Porto reagiu escrevendo aos anunciantes da publicação gratuita, alertando-os para a manipulação “gravemente insultuosa”, e retirando de circulação os exemplares que deviam ser distribuídos em espaços municipais.

No passado dia 6, durante a inauguração da Praça das Cardosas, Manuel Leitão, envergando uma t-shirt com a frase “Quem vem e atravessa/O Rio é um FDP/*Fora Do Porto”, abeirou-se de Rui Rio, apresentou-se e puxou uma orelha ao autarca.

Manuel Leitão admite agora que, face à pressão da câmara junto dos anunciantes, não sabe se será capaz de manter a publicação da Porto Menu. Ameaça, por isso, processar o presidente da câmara, por ter utilizado meios da autarquia em proveito próprio, ao ter dado instruções ao gabinete de comunicação para escrever a carta aos anunciantes sobre um assunto que não dizia respeito ao município - uma prática que poderá configurar um crime de peculato.

Sugerir correcção
Comentar