E que tal uma consulta com um arquitecto?

Está a precisar de fazer obras ou de remodelar a casa? Os arquitectos da Architect your Home, do SOS Arquitectura e do Consultório de Arquitectura prometem um serviço capaz de desmistificar o papel do arquitecto. As consultas podem ser pagas e o cliente escolher intervenções de um menu.

Fotogaleria
Casa de banho em Algés (antes e depois), remodelada pelo SOS Arquitectura DR
Fotogaleria
Hall de uma casa em Algés (antes e depois), remodelada pelo SOS Arquitectura DR
Fotogaleria
Cozinha na Baixa de Lisboa (antes e depois), remodelada pelo SOS Arquitectura DR
Fotogaleria
Sala em Putney (Londres) remodelada pelo Architect your Home DR
Fotogaleria
Cozinha em Putney (Londres) remodelada pelo Architect your Home DR
Fotogaleria
Alpendre em Camden (Londres) remodelado pelo Architect your Home DR
Fotogaleria
Cozinha no Bairro Alto, remodelada pelo Consultório de Arquitectura DR
Fotogaleria
Cozinha em Lisboa, remodelada pelo Consultório de Arquitectura DR
Fotogaleria
Casa na Estrela, Lisboa, remodelada pelo Consultório de Arquitectura DR

À semelhança de um paciente com uma doença que é acompanhado pelo seu médico, o processo de remodelação da sua casa pode ser acompanhado por um arquitecto, que o pode ajudar em diversas fases: “É usar o arquitecto tanto ou quanto precise”, explica Mariana Pedroso, arquitecta do Architect Your Home (AYH) Portugal.

O primeiro passo é um diagnóstico ao espaço, para perceber “o que está bem e aquilo que se deve aproveitar e manter, aquilo que se deve alterar e aquilo em que deve intervir”, afirma Madalena Silva, arquitecta do Consultório de Arquitectura, “como num consultório médico, fazemos um diagnóstico dos problemas, e propomos uma solução, uma alternativa ao espaço que existe ”. E como um consultório médico pode-se pagar logo na primeira visita.

Os preços da primeira visita variam entre as empresas. Se no SOS arquitectura esta primeira “consulta” é gratuita, no Consultório de Arquitectura tem o custo de 100 euros e no AYH um valor que vai dos 250 aos 350 euros, tendo em conta o tamanho do espaço e o tipo de levantamento que o cliente deseje. O AYH justifica os preços mais elevados esclarecendo que a primeira visita dá logo origem um projecto base, desenhado na hora.

Depois da primeira fase, diz Madalena Silva, “ou a pessoa tem algum interesse por obras, ela mesma, e contrata um empreiteiro e faz a obra, ou são coisas mais elaboradas e nós aconselhamos, à partida, a fazerem projectos”, havendo ainda a possibilidade de acompanharem a obra, caso o cliente decida avançar. É um pouco à la carte. “Imagine esta situação: há uma parte importante, que é o levantamento arquitectónico, que consiste em medir com o aparelho laser e fazer o desenho rigoroso. E se calhar pode ter um amigo que sabe e pode fazer isso e não pica esse item, não paga esse passo. E passa para o passo seguinte”, dá como exemplo Mariana Pedroso: “A pessoa tem muita liberdade para decidir o que é melhor consoante a situação e o orçamento que tem disponível”.

O AYH tem um vasto programa de menus, em que o cliente pode escolher o que mais precise, entre os quais desenhos-esquema para a remodelação, procura de produtos e/ou materiais, sistema de iluminação, entre outros. Para além de questões mais técnicas, a linha de pensamento desta empresa passa por perceber “o que as pessoas pensam sobre as suas casas, a forma como se relacionam com elas e as suas emoções” porque, refere Mariana Pedroso, mudar uma divisão está muito ligada aos sentimentos pessoais. O preço de cada serviço é definido à hora e, “consoante o tipo de trabalho, se são mais ou menos horas”, explica a arquitecta.

No SOS Arquitectura, “há uma visita inicial, seja uma dispensa ou um prédio inteiro, para avaliar o estado em que se encontra a divisão ou imóvel, e perceber o que a pessoa quer e qual é o dinheiro que a pessoa tem para gastar”, afirma Rita Castro. Depois, “vamos ver a escala de prioridades que tem de ir sendo afinada com a pessoa”. “É para evitar também aquelas surpresas de ‘eu tenho x para gastar numa obra e depois metem-se na obra e chegam ao fim e viram que gastaram o dobro’. É o que acontece quando não há este controlo” — diz Ana Lopes, arquitecta da empresa.

Três empresas diferentes, objectivos comuns
Embora tenham em comum a vontade de reaproximar os arquitectos e as pessoas, “levar a arquitectura a mais pessoas do que aquelas que recorrem actualmente aos serviços de um arquitecto”, como disse a arquitecta Rita Castro, cada uma destas empresas tem as suas particularidades.

O conceito do Architect Your Home surgiu em 2001, no Reino Unido, com Jude e Hugo Tugman: uma rede de arquitectos, espalhados por vários pontos do país, mas que partilham a mesma visão. Ao trabalharem numa zona específica, conhecem melhor o funcionamento desses locais e quais os procedimentos necessários para fazer uma obra, “porque a maneira como se trabalha os materiais ou como se entrega os projectos na câmara é diferente em cada zona”, explica Mariana Pedroso, também directora da marca em Portugal. Na prática, o site desta empresa, ainda em construção, vai apresentar “um mapa do nosso país, com cada arquitecto e um pequeno perfil com os projectos que esse arquitecto fez, com que câmaras trabalha, em que é que ele é melhor, se é reabilitação, se são projectos contemporâneos, minimalistas ou mais tradicionais”, conta.

“É uma nova forma de fazer arquitectura, é um projecto totalmente novo em Portugal, já tem mais de uma década de existência no Reino Unido e nós abordámos a equipa inglesa no sentido de internacionalizar a marca”, diz Mariana Pedroso, que acrescenta que, depois de Portugal, o objectivo será levar esta marca também para Espanha. A arquitecta diz que também este pretende ser um projecto mais interactivo, em que o cliente tem uma comunicação diária com os arquitectos, “para chegar a uma conclusão que realmente goste”.

Portugal é a primeira internacionalização do AYH. Por isso, este é ainda um projecto em “fase de lançamento, de estabelecimento de parcerias e de divulgação nos media para dar a conhecer o conceito que é tão inovador e diferente que tem que de alguma forma ser explicado”, afirma Alexandra Moura, a outra directora do AYH Portugal. Para além de uma rede de arquitectos, o AYH quer criar uma base de dados com empreiteiros e engenheiros de diversas áreas como acústica, telecomunicações ou térmica e ainda estabelecer parcerias que darão descontos aos clientes em materiais, cozinhas, iluminação, entre outros.

Mais antigo que o AYH Portugal, o Consultório de Arquitectura nasceu em 2011 e é dirigido por Madalena Duarte Silva e por Joana Pinheiro, ambas arquitectas. Após a “consulta arquitectónica” inicial, as arquitectas disponibilizam-se para fazer levantamentos de plantas, projectos de remodelação e acompanhamento de obra, no que toca à assessoria de materiais, a estudos de viabilidade, desenho de peças de mobiliário, entre outros que podem ser consultados no site da empresa.

Ana Lopes, do SOS Arquitectura, afirma que o lema deste serviço passa pelo ditado: “Pequenos problemas, pequenas soluções. A pequena solução não é por ser pequena, é por ser ajustada. É tentar ajustar a solução à medida do problema e à capacidade do cliente”. Para além de moradias ou apartamentos, o SOS Arquitectura também actua em espaços comerciais. O que as distingue, essencialmente, de um atelier de arquitectura, é “um atendimento mais personalizado e directo, é a clareza dos preços que nos gabinetes dificilmente se tem e também uma série de outros serviços que os ateliers não oferecem”, dizem Ana Lopes e Rita Castro.

Reaproximar os arquitectos
Rita Castro e Ana Lopes aperceberam-se dos preconceitos em relação aos arquitectos nos seus círculos de amigos. “Há ideias pré-formadas e que levam as pessoas a não recorrerem a arquitectos porque pensam que é um acréscimo de dinheiro e que economicamente não é viável”, diz Rita Castro. “Há a ideia de que contratar um arquitecto leva muito caro. É uma razão pela qual, quando surgiu esta ideia como prestadora de vários serviços, um ponto de que fizemos questão é que os preços estejam muito presentes de uma forma clara no nosso site.”

“Um exemplo básico, de um pavimento que está estragado porque já usa a casa há muitos anos ou está manchado e gasto pelo uso. Se uma pessoa chama um empreiteiro aquilo que ele vai aconselhar será, quase sempre, aquilo que ele está habituado a fazer. Ou seja, essa pessoa não vai pesquisar, não vai avaliar as possibilidades e não vai confrontar o dono do pavimento com as possibilidades que ele tem e definir, em conjunto, o que será uma boa solução”, explica Ana Lopes. “As pessoas geralmente não contratam um arquitecto, mas um empreiteiro e deixam ao critério do empreiteiro desde os materiais a aspectos formais e funcionais. O empreiteiro não será a pessoa mais adequada para fazer essas escolhas e depois, muitas vezes, as pessoas não ficam satisfeitas porque as coisas não respondem às expectativas que criaram.”
 
 
 
 
 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar