Duzentas peças de joalharia desapareceram do Hermitage

Foto
O Hermitage contém cerca de três milhões de obras de arte distribuídas ao longo de 400 salas Dmitry Lovetsky/AP

Mais de 200 peças de joalharia desapareceram das colecções do Museu russo Hermitage, em São Petersburgo, em circunstâncias ainda por apurar, revelou hoje o serviço de informação do museu.

O desaparecimento de 221 obras de arte da joalharia russa foi detectado durante uma inspecção de rotina realizada pelo Ministério da Cultura. O valor dos objectos desaparecidos é estimado em 130 milhões de rublos (3,8 milhões de euros).

“Existem muitas coisas estranhas neste caso. Um curador morreu subitamente no seu local de trabalho no início da inspecção”, disse um responsável do serviço de informação.

“Infelizmente, não restam dúvidas de que o sucedido envolveu a participação de funcionários do museu”, acrescentou, sem dar mais detalhes.

O director do museu, Mikhaïl Piotrovski, deverá dar amanhã uma conferência de imprensa sobre o caso.

O Hermitage de São Petersburgo, considerado o segundo maior museu do mundo, foi fundado em 1764 pela czarina Catarina II e contém cerca de três milhões de obras de arte distribuídas ao longo de 400 salas, repartidas por vários edifícios e palácios.

Instalado nos palácios e palacetes imperiais junto ao rio Neva, possui obras-primas de grandes pintores como Rembrandt, Peter Paul Rubens ou El Greco.

Sugerir correcção
Comentar