Documentário polaco Argentinian Lesson vence Panazorean Film Festival 2013

Festival acontece desde o ano passado nos Açores e tem como tema as migrações.

Foto
Argentinian Lesson ainda não tinha estreado em Portugal DR

O documentário do realizador polaco Wojciech Staron foi o vencedor do Grande Prémio Panazorean International Film Festival, que terminou este domingo em Ponta Delgada, nos Açores. Argentinian Lesson retrata a mudança do realizador e da sua família para a Argentina.

O prémio, no valor de dois mil euros, foi entregue este domingo no festival, organizado pela Associação dos Imigrantes nos Açores. Foi a segunda edição do Panazorean International Film Festival, que tem como tema as migrações. No total foram apresentados 37 filmes entre curtas e longas-metragens, provenientes de 23 países.

Argentinian Lesson foi realizado em 2011 e retrata a mudança do realizador para a Argentina. Wojciech Staron já tinha realizado em 1988 Siberian Lesson. Entretanto, a sua mulher mudou-se para a América do Sul para dar aulas a uma comunidade polaca e foi então na Argentina que o realizador encontrou o tema para um novo filme. O documentário centra-se em Janek, o seu filho mais velho, que rapidamente faz amizade com uma jovem argentina de origens polacas.

O júri, constituído por Jean-Sebastien Chauvin, realizador e crítico do Cahiers du Cinema, Florencia Mazzadi, directora do Festival CineMigrante de Buenos Aires e João Garção Borges, realizador e responsável pelo programa Onda Curta, atribuiu ainda uma menção especial a El Etnógrafo, do argentino Ulises Rosell.

Ainda a nível internacional, destaque para a curta-metragem Welcome and Our Condolences, do israelita Leon Prudovsky, que foi distinguida com três prémios, entre os quais o de melhor curta internacional. Welcome and Our Condolences venceu ainda o Prémio Onda Curta e ainda o prémio do público.

À realizadora Nathalie Mansoux foi entregue o prémio de melhor longa nacional pelo documentário Deportado, sobre os deportados dos Estados Unidos que são obrigados a regressar aos Açores. Sem expectativas de encontrarem nova vida numa ilha a que já não pertencem,  vão-se deixando desanimar em centros de acolhimento. O filme venceu ainda o prémio do público.

Na categoria de melhor curta nacional, João Salaviza foi distinguido por Cerro Negro. Pedro Peralta venceu o prémio novo talento nacional/Restart com Mupepy Munatim.

Na competição regional, Adormecido, de Paulo Abreu, foi considerado o melhor filme dos Açores e Tiago Rosas com História dos Açores foi galardoado com o prémio do público. João Rodrigues com A Nossa Casa venceu o prémio novo talento regional/Restart.

Com quatro mil espectadores e uma grande adesão em todas as outras actividades do festival como workshops, conferências e exposições, André Santos, director do Panazorean Film Festival, faz um balanço positivo da edição que agora termina. Em comunicado,  destaca o número de filmes inscritos, foram 415 de 60 países.

Panazorean Film Festival abriu na semana passada, dia 11, com a antestreia internacional de La Cage Dorée, do luso-francês Ruben Alves e que conta no elenco com Rita Blanco e Joaquim de Almeida. Tabu, de Miguel Gomes, encerrou o festival.

Sugerir correcção
Comentar