Direcção do Património e Imprensa Nacional assinam acordo de parceria

Instituições comprometem-se a editar e divulgar publicações e medalhística, além de objectos e peças escultóricas de arte portuguesa

Foto
Isabel Cordeiro, directora-geral do Património Nuno Ferreira Santos

O lançamento de uma Revista do Património semestral; a edição de roteiros do Museu Nacional do Azulejo e do Parque Botânico do Monteiro-Mor/Museu Nacional do Traje, e de catálogos da exposição A Invenção Contínua, de Jorge Oliveira (até 1 de Setembro no Museu do Chiado, em Lisboa), e de uma mostra dedicada à Arqueologia Subaquática; uma fotobiografia do arqueólogo português Manuel Heleno (1894-1970). Estas são algumas das concretizações agendadas para o primeiro ano de vigência do Acordo de Parceria que foi assinado esta terça-feira entre a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) e a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM).

Na cerimónia realizada no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, os responsáveis pelas duas entidades – António Osório, presidente da INCM, e Isabel Cordeiro, directora-geral do Património Cultural – comprometeram-se a coeditar uma série de publicações – roteiros, catálogos, monografias, estudos e ensaios nas áreas da História da Arte, Arqueologia e Etnologia, mas também na dos inventários, conservação e restauro – destinadas à divulgação dos trabalhos de investigação histórica e científica no país.

O acordo contempla ainda a distribuição e comercialização das referidas publicações, além da edição de medalhas e reproduções de peças escultóricas pertencentes aos acervos dos museus e monumentos sob tutela da DGPC, para uma série sobre a História da Escultura Portuguesa.

O protocolo assinado pelas duas entidades tem a validade de um ano, automaticamente renovável por períodos idênticos sucessivos.

A DGPC resultou da fusão, concretizada no ano passado, do anterior Instituto do Património (Igespar) com o Instituto dos Museus e Conservação e a Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo, tendo como missão essencial a gestão, conservação e restauro do património cultural português. A INCM tem como prioridade a publicação de obras de reconhecido interesse cultural público, além da edição de medalhística e outros objectos de relevância artística e histórica. 

Sugerir correcção
Comentar