Dinamarca vence a edição 2013 do festival da Eurovisão

Portugal ficou de fora do concurso deste ano por razões financeiras.

Canção vencedora da Eurovisão

A Dinamarca venceu neste sábado a 58.ª edição do concurso Eurovisão da Canção, em Malmö, a terceira cidade da Suécia, com a cantora Emmelie de Forest.

A cantora, que era a grande favorita da competição, interpretou descalça e acompanhada por percussionistas e um flautista a balada Only Teardrops, que conquistou a assistência. A canção foi composta por três conhecidos intérpretes dinamarqueses, Lise Cabble, Julia Fabrin Jakobsen e Thomas Stengaard. O galardão de 2012 tinha ficado nas mãos da Suécia, com a música Euphoria, interpretada por Loreen.

Portugal ficou de fora da edição deste ano por razões económicas, como avançou no final de 2012 a organização do concurso. Sem participar ficaram também a Bósnia-Herzegovina, a Eslováquia e a Turquia. Já a Grécia, apesar da crise, marcou presença. A Polónia já não tinha participação na edição do ano passado e neste ano manteve-se de fora.

Segundo explicava em Dezembro a página oficial do concurso, a RTP alegou razões financeiras para não participar no concurso, apesar de na edição de 2012 ter comparecido em Baku, no Azerbaijão. “Muita gente espera que Portugal regresse em 2014”, lia-se no site da Eurovisão.

Portugal nunca ganhou o Festival da Eurovisão. O melhor que a canção portuguesa conseguiu no concurso das emissoras europeias foi um sexto lugar, por Lúcia Moniz, com O meu coração não tem cor, em 1996. No ano passado, a representante portuguesa, Filipa Sousa, não conseguiu apurar-se para as meias-finais, ficando-se pela 13.ª posição, com a canção A minha vida.

Sugerir correcção
Comentar