Dia Mundial do Teatro com espectáculos gratuitos em Lisboa, Almada e Palmela

Foto
Até ao início da noite haverá espectáculos gratuitos Foto: Miguel Manso

O Dia Mundial do Teatro é hoje comemorado com espectáculos de entrada livre em teatros de Lisboa, Almada e Palmela.

É o caso do Teatro Nacional D. Maria II que, além da última apresentação da peça “A Cacatua Verde”, de Arthur Schnitzler, numa encenação de Luís Miguel Cintra, propõe ainda um espectáculo intitulado “A Visita”, um passeio pelo interior do teatro, em que personagens históricas e ficcionadas dão a conhecer a história e arquitectura do edifício, especificidades técnicas e potencialidades artísticas, bastidores e memórias reais de tempos passados.

No Teatro São Luiz, celebra-se a “Tarde Mundial do Teatro” entre as 15h00 e as 20h00, com os espectáculos que encerram o “Ciclo de Teatro do Porto”, que decorrerão nos vários espaços do teatro, desde a entrada, ao Jardim de Inverno e à sala principal, e também os espaços circundantes, como o Largo do Picadeiro e a Travessa dos Teatros.

Serão 12 os espectáculos hoje apresentados no São Luiz, pelo “emergentes” da cena teatral do Porto - Teatro da Meia Volta e Depois à Esquerda Quando Eu Disser..., Radar 360º, Palmilha Dentada, Pele, Tenda de Saias, Teatro do Frio e Erva Daninha - com a participação especial do Teatro do Ferro.

Às 20h00, começa a festa de encerramento, a cargo dos Noise r’Us, que apresentam o espetáculo “Lie Act - Theatre For the Ear”, que pretende levar o público numa viagem e provocar-lhe uma espécie de hipnose, através de um concerto-performance de música eletrónica, experimental, pop e eletroacústica.

Também A Barraca, com sede no Cinearte, se junta às celebrações com um espectáculo gratuito: “Herança Maldita”, de Augusto Boal, em que o autor desmonta com “objectividade, sarcasmo e graça a crise do capitalismo”, indica a companhia teatral.

Os Artistas Unidos, ainda em fase de ensaios da peça que vão estrear na próxima terça-feira no Instituto Francês de Portugal, intitulada “Um Homem Falido”, vão assinalar o Dia Mundial do Teatro abrindo os ensaios ao público, pelas 16h00.

Por sua vez, o Teatro Municipal de Almada convida as pessoas a assistirem, a partir das 16h00, ao espectáculo “Falar Verdade a Mentir”, de Almeida Garrett, a seguir ao qual será lida uma mensagem alusiva à data.

O Teatro O Bando, com sede em Vale dos Barris, Palmela, propõe “mais um Entroncamento da Confraria do Teatro”, que celebrará o final da “Linha da Intervenção”, da “Linha do Teatro” e da “Linha do Espetáculo”, apresentando os exercícios desenvolvidos no âmbito de cinco meses de experiências e sessões de formação: “E Agora, Já nos Vês?”, para crianças dos sete aos 13 anos, e “Canal Rotina”, para jovens dos 14 aos 18, às 14h30, e “A Birra”, para maiores de 18 anos, às 17h00.

Sugerir correcção
Comentar