A Direcção-Geral das Artes (DGArtes) anunciou nesta quarta-feira que 61 entidades culturais vão receber apoios, num valor total de 600 mil euros, para levar 74 projectos a 25 países, sendo o Brasil, Cabo Verde e Argentina os destinos mais representativos.
As 61 entidades foram seleccionadas no primeiro concurso público de apoio à internacionalização das artes, cujos resultados finais foram divulgados nesta quarta-feira
Fonte da DGArtes disse à Lusa que se candidataram 261 entidades, das quais 159 foram apreciadas e 61 seleccionadas – que vão levar projectos a 25 países nas áreas do design, dança, musica, arquitectura, teatro, fotografia e artes plásticas.
Segundo a DGArtes, os projectos artísticos seleccionados têm como destino 25 países, principalmente Brasil (37), Cabo Verde (sete) e Argentina (quatro), seguidos por Espanha, Angola, Moçambique e China, que vão receber dois projectos cada um, até ao final do ano.
A primeira edição do concurso foi feito em conjunto com a AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), parceria que tem como objectivo “reunir sinergias de ambas as instituições para maximizar a difusão e projecção dos artistas portugueses no estrangeiro”, sustenta a DGArtes.
Para o director-Geral, Samuel Rego, “quer a diversidade dos destinos de internacionalização, quer as características dos projectos seleccionados, comprovam que os objectivos que nortearam o lançamento deste concurso foram amplamente alcançados”.
A DGArtes considera que o resultado do concurso público “demonstra a vontade e a capacidade das entidades artísticas nacionais, bem como a sua vontade de encontrar novos públicos e novos mercados, aumentando assim o seu reconhecimento e projecção internacionais”.
A DGArtes anunciou, entretanto, a intenção de realizar dois concursos semestrais para a internacionalização das artes em 2013, com um investimento total de um milhão e duzentos mil euros.

Comentários