Marraquexe vai ter museu de fotografia

David Chipperfield projecta museu para a fotografia e artes visuais em Marraquexe. Inauguração marcada para 2016.

Fotogaleria
O projecto de David Chipperfield para o museu DR
Fotogaleria
O interior do Museu da Fotografia e Artes Visuais de Marraquexe, a inaugurar em 2016 DR
Fotogaleria
O arquitecto londrino David Chipperfield AFP PHOTO DDP / BERTHOLD STADLER

Irá chamar-se Museu de Marraquexe da Fotografia e Artes Visuais e pretende ser um dos epicentros culturais da sua região, englobando não só Marrocos, mas todo o norte de África. A inauguração está marcada para 2016 e o edifício que o albergará é obra de David Chipperfield, provavelmente o maior nome actual da arquitectura britânica.

Depois de criar o Neues Museum, em Berlim, o River and Rowing Museum de Henley-on-Thames, em Oxford, ou o Museu de Literatura Moderna, em Marbach, na Alemanha, alguns dos seus projectos mais célebres, Chipperfield desenhou o espaço para um museu que, segundo comunicado citado pelo Art Newspaper, “irá concentrar a sua colecção em três géneros de fotografia e ou vídeo, tanto estáticos como dinâmicos: arquitectura e design; fotojornalismo; moda e cultura”.

O museu, que ocupará uma área de mais de 6 mil metros quadrados adjacente aos Jardins Menara, do século XII, será um veículo de formação para jovens artistas marroquinos, estando prevista para o efeito uma parceria com a Universidade do Arizona.

Ainda sem o projecto de Chipperfield erguido na cidade histórica marroquina, os responsáveis pelo museu lançam as primeiras sementes da sua actividade futura. Em Setembro, o Palácio Badi, no centro de Marrakesh, terá exposta uma colecção de dez fotógrafos marroquinos contemporâneos. Em Novembro, noutra exposição, chegarão os pesos-pesados da agência Magnum. 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar