Criador do pato de borracha gigante vem ensinar os portugueses a pensar em grande

Todos conhecem os patinhos de borracha com que as crianças gostam de brincar no banho. Mas nunca ninguém pensou em transformar esse objecto tão comum numa obra de arte.

Florentijn Hofman é um holandês que gosta de pensar em grande e vem a Portugal com esse mesmo objectivo: ensinar os portugueses a pensar em grande.

Pelo menos é isso que espera um dos produtores executivos do 180 Creative Camp, Luís Fernandes, que acredita que o evento é “suficientemente ambicioso e inovador para um artista desta qualidade e dimensão sentir-se cativado para o desafio”.

O nome de Florentijn Hofman deu que falar com o projecto do pato de borracha gigante que colocou em várias cidades do mundo, mas este não é o primeiro projecto do holandês. Já criou outras obras gigantescas a partir de objectos do quotidiano, como chinelos de praia. Entre as criações espalhadas pelo mundo, podem encontrar-se a "Mosca Muerta" colocada no topo de um edifício no México, um pastor alemão de 25 metros que guarda uma quinta em Leens, na Holanda ou um par de lesmas, as "Slow Slugs", a subir uma escadaria em Angers, França.

O 180 Creative Camp é um evento organizado pelo Canal180, um canal de televisão dedicado exclusivamente às artes, à cultura e à criatividade - e parceiro do PÚBLICO na crónica visual 180 criadores. A segunda edição do 180 Creative Camp realiza-se entre 6 e 14 de Julho, em Abrantes. Este ano, o tema é “Think Big” (pensar em grande), por isso “era importante trazer uma referência maior a nível artístico que trabalhasse esculturas ou peças artísticas de grandes dimensões”, acrescenta Luís Fernandes.

A escolha da cidade não foi ao acaso, segundo afirma Luís Fernandes. Ao trazer cá Florentijn Hofman, a organização quer fazer um “contraponto com o tamanho de Abrantes no mapa internacional de cidades que recebem peças de um artista assim”. Um artista grande numa cidade pequena: um desafio que o campo criativo do Canal180 quer superar.

O pai do “patão” de borracha vem a Portugal não só para fazer uma apresentação do trabalho que desenvolve aos participantes e à comunidade, mas também para um projecto que ainda está no segredo dos deuses.

Por enquanto, Luís Fernandes só revela que o projecto vai estar presente em alguns pontos de Abrantes. Mais não se pode saber até porque “a proposta ainda está a ser trabalhada conceptualmente”.

Estão programados workshops, conferências e intervenções urbanas com vários dos convidados, num evento que vai agora na segunda edição.

O Canal180 quer fazer mais do que apenas levar a Abrantes cerca de 100 criadores nacionais e internacionais das áreas do cinema, arquitectura, publicidade e arte urbana, entre outras. O objectivo é envolver os participantes do 180 Creative Camp em actividades directas com os oradores, uma oportunidade a que só 60 pessoas vão ter direito por causa do número limitado de vagas.


 

Sugerir correcção
Comentar