Ciclo dedicado a Lobo Antunes abre nova temporada no São Luiz

“Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?” de Maria de Medeiros é um dos espectáculos destacados DR/José Frade

O director artístico do São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, José Luís Ferreira, apresentou esta segunda-feira o programa de abertura da temporada 2011-2012. Em destaque está o ciclo dedicado ao escritor português António Lobo Antunes, “Deste Viver/ Aqui Neste Palco Escrito”.

“Porque Lobo Antunes é um dos grandes autores universais e temos o privilégio de o ter connosco na mesma cidade onde vivemos, porque lê-lo é lermo-nos nas nossas vidas das últimas décadas, ou simplesmente porque é um prazer, faz-nos pleno sentido abrir a mãe de todas as temporadas, nesta casa das artes do palco, com um programa dedicado à literatura”, assim explica a organização a escolha deste autor.

A começar no dia 15 de Setembro, o São Luiz vai dedicar quatro dias a Lobo Antunes, onde Maria de Medeiros é a protagonista com o espectáculo “Que Cavalos São Aqueles Que Fazem Sombra no Mar?”. A antestreia do filme “A Morte de Carlos Gardel”, de Solveig Nordlund, baseado na obra de António Lobo Antunes, a leitura da obra do escritor “Cartas de Guerra” posta em som por José Neves e o lançamento do livro “Facts and Fictions of António Lobo Antunes” do Centro de Cultura e Estudos Portugueses da Universidade de Massachussets fazem também parte da programação anunciada.

“Com Maria de Medeiros, que regressa a Lisboa e se desdobra em quatro personagens-sintoma do fim de um certo Portugal; com Solveig Nordlund, que ataca o universo decadente, solitário, desconcertante, de uma família que dificilmente poderia demonstrar que ainda o é; com José Neves, que aqui encontra o lugar ideal para re-exercitar o seu conceito de leituras postas em som, para ouvir e ver de olhos fechados. Depois, conversamos sobre o autor, a obra e os temas que dela emergem, lançamos livros, ouvimos dois ou três temas musicais”, pode-se ler na apresentação divulgada pelo São Luiz.

José Luís Ferreira apresentou ainda o Circuito Indie, nos dias 7 e 8 de Outubro, que contará com concertos de You Can’t Win, Charlie Brown, We Trust e Noiserv. Também o Festival Temps D’Images volta ao São Luiz entre os dias 28 de Outubro e 5 de Novembro, assim como a Gala Noite dos Travestis, na sua 19ª edição, que acontece no dia 1 de Dezembro.

Na apresentação desta manhã, ao lado do director artístico do São Luiz, esteve a Vereadora da Cultura, Catarina Vaz Pinto, e o Presidente do Conselho de Administração da EGEAC, EEM, Miguel Honrado.

Comentários

Os comentários a este artigo estão fechados. Saiba porquê.

Nos Blogues