Designer português criou cartazes desta digressão dos Rolling Stones

Diogo Sampaio desenhou um cartaz para Lisboa, que estará estampado nas T-shirts à venda no concerto desta noite, e prepara agora os de Telavive, Zurique, Berlim e Paris.

Fotogaleria
Cartaz desenhado por Diogo Sampaio e escolhido pelos Rolling Stones DR
Fotogaleria
Proposta de cartaz com a Cruz de Cristo DR
Fotogaleria
Proposta de cartaz com o lobo ibérico DR
Fotogaleria
Proposta de Cartaz com a Ponte 25 de Abril DR
Fotogaleria
Mick Jagger no concerto de Oslo na segunda-feira AFP

Um dos cartazes do concerto desta quinta-feira dos Rolling Stones já está nas redes sociais e mostra um eléctrico com a lendária boca de língua de fora. Foi desenhado por Diogo Sampaio, designer do Porto, e além da promoção do concerto na Internet vai estar à venda esta noite no Rock in Rio sob a forma de t-shirt. Depois de Lisboa, Diogo Sampaio desenha agora a imagem de mais 12 cidades da digressão 14 On Fire.

O designer de 24 anos apresentou outras três propostas à Bravado International, a empresa nova-iorquina que trata do merchandising de músicos como Lady Gaga, Katy Perry, Eminem ou do humorista e apresentador Conan O’Brien. A empresa apresentou a Mick Jagger essas ideias e o vocalista dos Stones escolheu o cartaz com o eléctrico -  ficaram para trás aqueles em que figuravam lobo ibérico, outro com a Ponte 25 de Abril e um último com a Cruz de Cristo, usada nas caravelas portuguesas do século XIV.

Diogo Sampaio disse ao PÚBLICO que desenvolveu o conceito em três dias - um trabalho que em média vale 750 euros. Nunca esteve nas outras cidades cujos posters está a desenhar, como Telavive, em Israel, mas “a premissa é associar o logótipo da banda a uma imagem icónica da cidade” e por isso é pela pesquisa que faz na Internet que chega ao conceito dos cartazes, cujo objectivo é que possam ser facilmente reconhecidos por qualquer pessoa que se cruze com elas nas redes sociais.

Enquanto termina a licenciatura em Design de Comunicação na Escola Superior de Artes e Design (ESAD) em Matosinhos, Diogo Sampaio vai desenhando como freelancer pelo seu estúdio de design - a Strongside Designs. O seu primeiro trabalho para a Bravado foi criar estas imagens para os Rolling Stones, não só para Lisboa, mas para um total de 12 cidades da digressão 14 On FirePor esta altura, Diogo Sampaio está já a trabalhar nas ideias para os concertos de Zurique, Telavive, Berlim e Paris.

A relação do designer português com a empresa de merchandising nasceu quando participou num concurso para desenhar uma t-shirt para a banda de metal Black Sabbath divulgado pela TalentHouse, plataforma online que centraliza concursos e open calls em várias áreas artísticas. A sua proposta não foi a vencedora, mas abriu-lhe portas: o vice-presidente da Bravado, Charles Dooher, contactou-o para lhe elogiar o trabalho. Depois disto veio o cartaz para o concerto desta quinta-feira em Lisboa, “por ser português” diz Diogo Sampaio. Os restantes vieram na sequência dessa primeira proposta.

Os Rolling Stones actuam esta noite no Rock in Rio, numa data para a qual os bilhetes se encontram esgotados há quase duas semanas. A digressão da mítica banda britânica começou em Fevereiro e, depois de interrompida devido à morte da namorada de Jagger, foi retomada há dias para passar por um total de 27 cidades. 

Sugerir correcção
Comentar