Cannes anuncia competição com Polanski, Farhadi e Soderbergh

Fotogaleria
Um confronto tenebroso, uma tragédia de de contornos mitológicos, faz reencontrar em Banguecoque o actor Ryan Gosling e o realizador Nicolas Winding Refn, depois de Drive. Gosling é um dealer preso ao desejo de vingança da mãe (Kristin Scott Thomas), que o obriga a eliminar os responsáveis pela morte do irmão Only God Forgives, de Nicolas Winding Refn (Competição)
Fotogaleria
Em 2011, no ano da Palma de Ouro a A Árvore da Vida, de Terrence Malick, no ano da famigerada conferência de imprensa de Lars von Trier (Melancolia), o júri presidido por Robert de Niro atribuiu o prémio de realização a um fast-cars-and-crime thriller, Drive, como que respondendo à apetência por um novo wonder boy. Nicolas Winding Refn chega então este ano ao festival com o estatuto de homem do momento
Fotogaleria
Foi filmado para a HBO porque Hollywood não se quis meter com uma coisa “demasiado gay”, palavras de Steven Soderbergh - apesar de o filme ter no elenco Michael Douglas e Matt Damon. O primeiro interpreta Liberace, o entertainer que morreu em 1987 na sequência de complicações causadas pela sida, Damon é Thorson que o conheceu aos 17 anos e que em 1982 o processou, com sucesso, pedindo indemnização por ter sido seu companheiro e pianista durante cinco anos Behind the Candelabra, de Steven Soderbergh (Competição)
Fotogaleria
Polanski diverte-se com a sua aura negra, adaptando de David Ives, e escrevendo o argumento com David Ives, a peça Venus in Furs. Onde um realizador (Mathieu Amalric), que quer levar ao palco o romance de Leopold von Sacher-Masoch, entra num jogo, sim, sadomasoquista, com a actriz principal (Emmanuelle Seigner, mrs. Polanski). Em 2002, o júri presidido por David Lynch coroava o cinema e a vida do cineasta polaco com a Palma de Ouro a O Pianista
Fotogaleria
O iraniano Asghar Farhadi, depois do Urso de Ouro de Berlim, depois do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro a Uma Separação, contratou duas estrelas do cinema francês, Tahar Rahim (Um Profeta) e Bérénice Béjo (O Artista). É a história de um iraniano (Ali Mosaffa), que abandonara a esposa francesa (Bejo) e os filhos; ao regressar a Paris para tratar do divórcio, percebe que a mulher se encontra com outro homem (Rahim). Como no filme anterior, homens e mulheres e a claustrofobia entre paredes e convenções Le Passé, de Asghar Farhadi (Competição)
Fotogaleria
Depois do Óscar a Uma Separação - feito inédito para o cinema iraniano - Asghar Farhadi dá o salto para o maior festival de cinema do mundo, com um filme rodado em Paris e com um cast de prestígio formado com vedetas recentes do cinema francês. A questão é saber se mantém o dado mais vibrante do seu cinema, a saber: a forma como vem observando a arquitectura de emoções e jogos de poder em que as personagens se deixam encerrar
Fotogaleria
À sua exploração das emoções e vulnerabilidades de um território– Nova Iorque-, daquilo que o formou e sustenta, James Gray acrescenta uma história de época à experiência americana dos seus filmes: Joaquin Phoenix (habitué de Gray) é um mágico que se perde de amores por uma imigrante polaca (Marion Cotillard) que, depois de chegar a Ellis Island, foi sugada pelo mundo da prostituição. The Immigrant, de James Gray (Competição)
Fotogaleria
Nas “histórias de Nova Iorque” de James Gray ecoam as raízes judaicas e russas do realizador. É a experiência de pertencer… Para The Immigrant Gray diz mesmo que a sua família foi, pela primeira vez, referência mais decisiva do que a do cinema americano (Coppola e a geração dos movie brats pareciam ser sempre o filtro em We Own the Night ou Two Lovers)
Fotogaleria
Acerto de contas com Abdellatif Kechiche, já que depois do estado de graça que conseguiu com O Segredo de um Cuscuz, viu-se em dificuldades com o complexo Vénus Negra. La vie d’Adèle é a história de um amor iniciático entre duas raparigas.
Fotogaleria
É o filme de abertura da secção Un Certain Regard: The Bling Ring, de Sofia Coppola. Baseado no caso verídico de um grupo de adolescentes que, entre 2008 e 2009, descobriam através da net a morada de celebridades para assaltarem as casas e poderem ser, por algum tempo, as estrelas. É caso para dizer que Marie Antoinette também se sentia uma intrusa na sua própria corte The Bling Ring, de Sofia Coppola (Un Certain Regard)
Fotogaleria
Personagem de vozes diferentes – actor, realizador, poeta – James Franco mergulha na polifonia faulkneriana, para muitos considerada impenetrável quando se trata da máquina de cinema: As I Lay Dying, ou um grupo de personagens a lidar com a perda. Para se ir percebendo se este deitar mão a tudo de Franco é ou não mais olhos do que barriga. Asi Lay Dying, de James Franco (Un Certain Regard)

Foi esta quinta-feira revelada a competição da 66ª edição do Festival de Cannes, que acontece entre 15 e 26 de Maio. Steven Spielberg é o presidente do júri.

Filme de Abertura: The Great Gatsby, de Baz Luhrmann
Filme de encerramento: Zulu, de Jérôme Salle


Competição

Presidente do júri: Steven Spielberg

Only God Forgives, de Nicolas Winding Refn
Borgman, de Alex Van Warmerdam
La Grande Bellezza, de Paulo Sorrentino
Behind the Candelabra, de Steven Soderbergh
La Venus a la Fourrure, de Roman Polanski
Nebraska, de Alexander Payne
Jeune et Jolie, de François Ozon
La Vie d'Adele, de Abdellatif Kechiche
Wara No Tate, de Takashi Miike
Soshite Chichi Ni Naru, de Kore-Eda Hirokazu
Tian Zhu Ding, de Jia Zhangke
Grisgris, de Mahamat-Saleh Haroun
The Immigrant, de James Gray
Heli, de Amat Escalante
Le Passe, de Asghar Farhadi
Michael Kohlhaas, de Arnaud Despallieres
Inside Llewyn Davis, de Ethan and Joel Coen
Un Chateau en Italie, de Valeria Bruni-Tedeschi

Un Certain Regard

Presidente do júri: Thomas Vinterberg

The Bling Ring, de Sofia Coppola
L'inconnu du La, de Alain Guiraudie
Bends, de Flora Lau
L'Image Manquante, de Rithy Panh
La Jaula de Oro, de Diego Quemada-Diez
Anonymous, de Mohammad Rasoulof
Sarah Préfère La Course, de Chloé Robichaud
Grande Central, de Rebecca Zlotowski
Fruitvale Statio, Ryan Coogler
Les Salauds, de Claire Denis
Norte, Hangganan Ng Kasayayan, de Lav Diaz
Asi Lay Dying, de James Franco
Miele, de Valeria Golino
Omar, de Hany Abu-Assad
Death March, de Adolfo Alix Jr

Cinefondation

Presidente do júri: Jane Campion

Exibições especiais

Weekend of a Champion, de Roman Polanski
Seduced and Abandoned, de James Toback
Otdat Konci, de Taisia Igumentseva
Muhammad Ali's Greatest Fight, de Stephen Frears
Stop the Pounding Heart, de Robero Minervini

Sessões da Meia-Noite

Monsoon Shootout, de Amit Kumar
Blind Detective, de Johnnie To
Homage to Jerry Lewis
Max Rose, de Daniel Noah

Fora da Competição

All Is Lost, de J.C Chandor
Blood Ties, de Guillaume Canet

Sugerir correcção
Comentar