Candidaturas abertas para os sete sítios mais ameaçados da Europa

Europa Nostra lança concurso para a preservação de património europeu.

Foto
O Convento de Jesus, em Setúbal Nuno Ferreira Santos

A segunda edição de “Os 7 sítios mais ameaçados” já tem as candidaturas abertas, anunciou o Centro Nacional de Cultura. O programa organizado pela Europa Nostra, grupo europeu que agrega mais de 250 organizações culturais, visa arranjar financiamento para a preservação dos sete patrimónios seleccionados. As candidaturas enviadas serão apresentadas pelo Centro Nacional da Cultura, representante português da Europa Nostra, até o dia 1 de Novembro.

O objectivo do programa “Os 7 sítios mais ameaçados” é juntar entidades públicas e privadas e levá-los a conhecer os sete patrimónios seleccionados para possíveis financiamentos e formas de preservação. Para além de envolver especialistas de património da Europa Nostra, juntam-se ainda especialistas técnicos e financeiros do Grupo do Banco Europeu de Investimento ou do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, dois dos parceiros financeiros do programa.

Segundo o comunicado de imprensa do Centro Nacional da Cultura, a primeira edição, em 2012, contou com 40 nomeações submetidas por organizações da sociedade civil e entidades públicas de 21 países, entre as quais foi seleccionado o Convento de Jesus, em Setúbal, candidatada pela Associação Portuguesa das Casas Antigas.

Sugerir correcção
Comentar