Caiu a Burqa a Lady Gaga (e ela despe-se para ajudar Marina Abramovic)

A pouco mais de uma semana da edição do primeiro single de ArtPop, a demo de uma das novas canções caiu na internet.

Fotogaleria
Lady Gaga, cujo novo álbum, <i>ArtPop</i>, será editado em Novembro, tem divulgado a sua nova imagem através das redes sociais
Fotogaleria
Lady Gaga, cujo novo álbum, ArtPop, será editado em Novembro, tem divulgado a sua nova imagem através das redes sociais Inez van Lamsweerde and Vinoodh Matadin/Interscope Records

Lady Gaga, mestre moderna da manipulação mediática pop, está em contagem decrescente para o lançamento do novo álbum, ArtPop. O sucessor de Born This Way só será editado dia 11 de Novembro, mas a operação já está em marcha. O primeiro single, Applause, e o vídeo respectivo, chegam a 19 de Agosto.

Entretanto, Lady Gaga tem-se mostrado nos bastidores (fotos em estúdio, publicadas no Twitter, com a banda She Wants Revenge, por exemplo) e tem revelado as imagens que acompanharão o novo álbum: com cara de poucos amigos e os inseparáveis sapatos plataforma gigantes, brandindo a prótese de uma mão, ou sentada nua, com óculos de oftalmologista futurista, num sofá construído com circuitos electrónicos.

Mas mesmo Lady Gaga é incapaz de controlar tudo o que a rodeia. Em Fevereiro, cancelou as datas finais da digressão de Born This Way para ser operada à anca. A semana passada soube que pode enfrentar os tribunais russos, que consideraram que tanto ela como Madonna actuaram ilegalmente no país em 2012.

Os vistos concedidos a ambas, argumentam as autoridades russas, contemplavam “intercâmbio cultural” mas não “actividades comerciais” como são os concertos. O processo foi desencadeado por Vitaly Milanov, de São Petersburgo, autor das leis anti-gay aprovadas recentemente na cidade – Gaga respondeu com uma pergunta (“porque não me prenderam quando tiveram a oportunidade?) e com um comunicado de apoio à comunidade gay russa.

Entretanto, foi divulgada segunda-feira na sua conta no Soundcloud o que era anunciado como a demo (a base de trabalho de uma canção) de Burqa, a incluir no novo álbum. Retirado terça-feira da conta da cantora, já fez o seu caminho na Internet e está disponível em plataformas como o Vimeo ou o YouTube.

Depois de um início vagamente magrebino, em guitarra eléctrica e acústica, faz-se ouvir a batida electro pop habitual em Lady Gaga, que canta versos como “enigma popstar is fun / she wears burqa for fashion / It’s not a statement as much as just a move of passion”. Segue-se o refrão em que, no jogo corriqueiro de mistério-exposição, provoca: “Do you wanna see me naked, lover? / Do you wanna peek underneath the cover? / Do you wanna see the girl who lives behind the aura, behind the aura?

Naturalmente, Lady Gaga quer que a vejamos. Mas não queria que lhe caísse a burqa tão cedo. No seu website littlemonsters.com, exorta os fãs a eliminarem os links para a canção divulgada inadvertidamente.



 
 
Totalmente planeada foi a nova colaboração com Marina Abramovic. Num vídeo divulgado quinta-feira, Lady Gaga entrega-se ao "método" da artista sérvia de 66 anos, radicada em Nova Iorque e nome destacado das artes performativas desde a década de 1970. No site de Abramovic, o "método" é descrito como uma forma de "ajudar os participantes a desenvolver técnicas para cumprir performances de longa duração, passando por uma série de exércicios e ambientes pensados para incrementar a consciência da sua experiência física e mental no momento". O vídeo de dois minutos mostra como que uma meditação de Lady Gaga. A cantora exposta até à nudez, atravessa o soalho de uma casa, o verde de um bosque ou o leito de um rio. Serve para chamar a atenção para a campanha que Abramovic promove na plataforma de angariação de fundos Kickstarter, com o objectivo de instalar o Marina Abramovic Institute num edifício adquirido pela artista em Hudson, Nova Iorque.



 

Notícia actualizada quinta-feira às 13h05

Sugerir correcção
Comentar